segunda-feira, 1 de julho de 2019

TCU fará pente-fino nas reservas internacionais, mas esquece a dívida pública

 

Imagem relacionada
O ministro Bruno Dantas autorizou a investigação das reservas
Deu no Estadão
O Tribunal de Contas da União (TCU) fará um pente-fino nas reservas internacionais do Brasil. Será a primeira vez que a Corte vai se debruçar sobre os US$ 383 bilhões administrados pelo Banco Central. O procedimento sigiloso tem por objetivo analisar como são geridos os recursos e detalhar os custos de manutenção.
A auditoria ganha relevância no momento em que lideranças políticas falam em usar o estoque como socorro fiscal às contas públicas. Essas reservas são determinantes na condução das políticas monetária e cambial do País.
HISTÓRICO – No mês passado, o deputado Hildo Rocha (MDB-MA), relator do projeto que concedeu crédito extra para o governo não estourar a regra de ouro, ameaçou recorrer às reservas para reduzir o déficit fiscal.
O procedimento foi autorizado pelo ministro Bruno Dantas, a pedido dos auditores do tribunal. O despacho não especifica o período da investigação.
PREVIDÊNCIA – Até o momento, já foram apresentados 69 destaques ao parecer do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) sobre a reforma da Previdência. Os destaques são sugestões de alteração analisadas em votação separada à do relatório.
A cúpula da Comissão Especial trabalha para os deputados retirarem essas propostas de mudanças para agilizar a tramitação. O PSL de Bolsonaro é o partido que mais resiste ao acordo.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Bola branca para o TCU. Auditorias são sempre benvindas. A investigação que será feita nas reservas vai mostrar que elas pouco rendem ao governo, porque são remuneradas em juros simples e irrisórios, enquanto o Tesouro paga juros mais altos e compostos para rolar a dívida interna. São os dois lados contraditórios da política econômica do país, que tem clara tendência autodestrutiva. Quanto ao que realmente importa, a auditoria da dívida pública, nenhuma palavra. (C.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário