Docentes aguardam ansiosos pela imunização. Trabalhadores da rede municipal de educação começaram a se vacinar ontem
“Ansiosa”. Assim se definiu a professora Ana Lúcia Marques, da rede municipal de ensino de São Luís, sobre a vacinação contra a Covid-19. Com 48 anos, a professora disse que vai esperar a sua vez, mas agradece pela vacinação já ter começado no magistério.
“Todo mundo quer ser imunizado e muita gente pede o retorno das aulas, mas que esse retorno seja feito com segurança. A vacina é uma bênção que salva vidas. Muita gente já morreu por causa dessa doença”, disse Ana Lúcia
Todo mundo quer ser imunizado e muita gente pede o retorno das aulas, mas que esse retorno seja feito com segurança. A vacina é uma bênção que salva vidas. Muita gente já morreu por causa dessa doença.
A vacinação da primeira dose de imunizante contra a Covid-19 para trabalhadores da educação do município de São Luís, começou ontem (19) exclusivamente no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Estão sendo vacinados os profissionais da ativa, de 55 anos ou mais, que atuem nas escolas da rede municipal de educação de São Luís, conforme lista encaminhada pela Secretaria Municipal de Educação. De acordo com o cronograma, pela manhã é a vez dos nascidos nos meses de janeiro a junho; e à tarde, os de julho a dezembro, no horário das 8h às 18h. Profissionais devem levar documento oficial com foto e último contracheque.
No último final de semana foram vacinados com a primeira dose pessoas de 62 anos. A vacinação na capital continua com a aplicação da D2 previamente agendada. São Luís recebeu 219.902 doses e aplicou, até o dia 18, 176.787 vacinas: 127.125 na primeira dose e 49.662 segunda dose.
Já a vacinação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde para trabalhadores da educação do ensino básico e superior das redes federal, estadual, municipal e particular, com idade de 55 anos ou mais e que estejam em atividade, começa nesta terça-feira, 20.
De acordo com a SES, a vacinação ocorrerá de acordo com distribuição das doses de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. Em São Luís e Imperatriz, o Estado vacinará somente professores da rede estadual e federal. Em São Luís, haverá um drive-thru no São Luís Shopping, e ainda serão disponibilizadas duas escolas para servir como pontos de vacinação. Em Imperatriz, o drive-thru acontecerá no Imperial Shopping e uma escola também será utilizada como local para a vacinação dos profissionais da educação.
A servidora administrativa Leila Maria Santos, de 57 anos, não vê a hora de se imunizar. “Já perdemos tanta gente, tantas pessoas queridas e próximos a nós. Essa é uma maneira de acabar com tanto sofrimento”, espera.
Os trabalhadores da educação, que estão aptos a se vacinar, conforme critérios estabelecidos, devem ficar atentos aos documentos que serão exigidos para poder garantir a aplicação da dose.
No dia da vacinação, será necessária a apresentação de contracheque ou declaração de vínculo emitida pelo serviço onde o trabalhador da educação está cumprindo a sua função, para a comprovação do vínculo ativo.
Imunização após aprovação da resolução nº 09/2021
A vacinação para trabalhadores da educação neste momento foi possível após a assinatura e aprovação da resolução nº 09/2021, que considera o cenário epidemiológico atual da Covid-19 no Estado do Maranhão e leva em conta que as escolas são ambientes fechados, com grande número de pessoas, e a execução regular de atividades coletivas constitui risco elevado de ocorrência de casos da doença entre os trabalhadores da educação, tanto do ensino básico como do ensino superior.
Considera ainda que as escolas constituem serviço essencial, e a retomada das aulas presenciais é de grande relevância, onde os trabalhadores da educação devem ser incluídos no grupo prioritário para receber a vacinação.
Panorama estadual
O estado já distribuiu 1.210.968 doses aos 217 municípios maranhenses e aplicou 902.022 doses. O Maranhão tem 255.998 casos confirmados de Covid-19, 230.904 recuperados e 6.866 vidas perdidas.
Há 18.228 casos ativos, com 857 internados em enfermarias e 575 em UTI, de acordo com boletim do dia 18. 717 novos casos foram registrados no estado, sendo 87 em São Luís, 39 em Imperatriz, e 591 nas demais regiões.
Os 42 óbitos foram registrados nas cidades de Alcântara (1), Balsas (1), Barreirinhas (1), Campestre do Maranhão (1), Carolina (1), Coroatá (1), Cururupu (1), Dom Pedro (1), Graça Aranha (1), Pindaré Mirim (1), Porto Franco (1), Santo Antônio dos Lopes (1), Senador La Roque (1), São Mateus do Maranhão (1), Trizidela do Vale (1), São José de Ribamar (2), Carutapera (3), Imperatriz (3), Timon (3), Chapadinha (7) e São Luís (9).
Desses, 7 óbitos foram registrados nas últimas 24 horas. Os demais foram registros em dias e/ou semanas anteriores, e aguardavam resultado para Covid-19, de acordo com o Painel Covid, do Governo do Estado.
Em São Luís, a taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI destinados à Covid-19 na rede municipal de Saúde no domingo (18), era de 90%, do total de 30 leitos de UTI, e 48,9%, do total de 90 leitos clínicos (incluindo os de suporte avançado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário