O Consorcio Sudeste, o que parou primeiro, tinha 17 ônibus e apenas cinco estavam circulando.
Por Luciano CoelhoDuas empresas de ônibus pararam as atividades na zona Sudeste. Os empresários alegaram que não tem mais recursos para colocar óleo diesel nos veículos. E alegaram também que a Prefeitura de Teresina não está pagando o valor do subsidio para as gratuidades, meia passagem dos estudantes e a manutenção do sistema de transporte público. De acordo com os empresários, a partir de maio todo o sistema deve ser paralisado por falta de condições financeiras de continuarem com as atividades. “De cada 10 passageiros seis são gratuidade e os outros são um quatro do valor da passagem que são os estudantes. Não temos como sustentar isso”, comentou um dos representantes das empresas. Aos finais de semana, a frota foi reduzida ao mínimo. O Consorcio Sudeste, o que parou primeiro, tinha 17 ônibus e apenas cinco estavam circulando. E aos finais estava deixando de rodar desde a sexta-feira. O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) informou que a arrecadação não é suficiente para cobrir os custos da operação do serviço e que a falta de repasse da Prefeitura de Teresina compromete a execução dos serviços na capital.
Gratuidades
Nos três primeiros meses deste ano foram emitidos mais de mil cartões de gratuidade expedidos pela Semtcas (Secretaria de Assistência Social) da Prefeitura de Teresina. E a gratuidade não tem limite e nem controle para a pessoa circular nos ônibus. Pode rodar quantas vezes quiser.
Terceira via
O secretário de Finanças de Teresina, Robert Rios, disse que vai haver uma terceira via nas eleições para 2022. Por enquanto existe uma polarização entre o candidato do governo, o secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, e o candidato da oposição, o senador Ciro Nogueira. Esse terceiro candidato busca a viabilidade político-eleitoral.
Vacinação
A prefeita de Timon, Dinair Veloso, informou que a vacinação começou por profissionais da educação com 55 anos ou mais que estão na ativa. A campanha atende a professores da rede de ensino pública e privada já visando o retorno as aulas presenciais. Por enquanto, as aulas continuam no sistema remoto.
Furas fila
O TCE-PI levantou que 2.778 pessoas furaram a fila da vacinação somente em Teresina. A apuração foi feita mediante cruzamento de dados e CPFs. O fato foi comunicado às autoridades e instituições como o Ministério Público e a Fundação Municipal de Saúde. Existem autoridades que fazem parte desta lista dos fura fila.
Variantes
O Piauí tem três variantes do coronavírus em circulação, confirmada pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi). Foram detectadas as variantes P1, P2 e a N9, que são consideradas preocupantes pelo poder de transmissibilidade e de acarretar casos mais graves da doença. Treze pessoas no estado já foram acometidas com essas variantes.
VOZ DO PODER
O diretor do Detran-PI, Garcias Guedes, informou que o departamento não vai ampliar nos escritórios por conta da pandemia. E não vai realizar um concurso que estava previsto para 200 vagas, porque conta de uma lei federal que impossibilita qualquer aumento de despesa de pessoal em 2021. Há possibilidade de ser feito em 2022.

Nenhum comentário:
Postar um comentário