Nathan Verhelst, de 44 anos, nasceu mulher e fez vários procedimentos para virar homem
Um belga de 44 anos morreu por eutanásia nesta
segunda-feira (30) depois de alegar transtornos físicos e psicológicos
"insuportáveis" após um procedimento para mudar de sexo. Nathan Verhelst
morreu em um hospital de Bruxelas, com a presença de amigos, depois de
lutar para conseguir que o procedimento fosse autorizado. "Não quero ser
um monstro", disse Verhelst, que considerou a mudança de sexo como
fracassada.
O médico Wim Distlemans, do hospital universitário
VUB, acompanhou todo o procedimento e garantiu que a morte de Nathan foi
tranquila. Para o médico, Nathan teve a eutanásia autorizada porque
existia de maneira clara "sofrimento físico e psicológico
insuportáveis".
Nathan nasceu Nancy, única menina em uma família com
mais três meninos. Ele era rejeitado pelos pais, que queria ainda mais
um filho do sexo masculino, contou Nathan em entrevista à imprensa
belga.
Desde adolescente, Nathan sonhava em ser homem e
entre 2009 e 2012 fez três intervenções em busca desse desejo -
tratamento hormonal, remoção dos seios e mudança de sexo. Mas o
resultado não satisfez. Os seios continuavam grandes e o pênis criado
"fracassou", disse Nathan.
"Eu havia preparado uma festa para comemorar o meu
novo nascimento, mas na primeira vez que me vi no espelho, tive aversão
pelo meu novo corpo", contou Nathan. "Tive momentos felizes, mas, no
geral, sofri", disse, finalizando ao dizer que considerava 44 anos um
tempo considerável na terra.
A Bélgica autoriza mortes por eutanásia desde 2002.
Para recorrer à prática, a pessoa deve mostrar que tem um problema grave
e incurável que cause sofrimento, seja físico ou psíquico.
(Ibahia )
Nenhum comentário:
Postar um comentário