No
Congresso Nacional, os custos somente para a manutenção dos salários e
benefícios pagos aos deputados federais e senadores já passam de R$ 1
bilhão por ano, segundo levantamento feito pelo site Congresso em Foco,
que acompanha a atuação dos parlamentares.
No primeiro semestre de 2014, os gastos com salários e outros ganhos
para cada um dos 513 deputados federais brasileiros somam R$ 143 mil por
mês e, no caso dos senadores, a conta é mais salgada, são R$ 160 mil
mensais. Mantido o padrão de gastos, ao fim deste ano, o total será de
R$ 1,12 bilhão, sendo R$ 953,66 milhões com os deputados e R$ 168,4
milhões com os senadores.
Em
média, somente com salário e benefícios, cada deputado federal custa R$
1,8 milhão por ano, e cada senador, R$ 2 milhões. Durante o recesso
parlamentar “branco”, que começou em meados de julho e vai até as
eleições de outubro, serão gastos R$ 228 milhões, segundo o mesmo site.
O
orçamento total da Câmara de Deputados previsto para este ano é de R$
4,89 bilhões, e o do Senado, R$ 3,78 bilhões. Assim as duas casas têm um
orçamento de R$ 8,67 bilhões, de acordo com os dados oficiais
publicados no site Transparência Brasil. Portanto, somente os salários e
outros ganhos dos deputados devem consumir 12,91% do orçamento total do
Congresso neste ano.
O SEGUNDO MAIS CARO DO MUNDO
Esse
alto custo com salários e outros ganhos é um dos fatores que contribuem
para que o congressista brasileiro seja o segundo mais caro do mundo em
um universo de 110 países. Foi o que apontou estudo realizado pela
Organização das Nações Unidas (ONU).
De
acordo com o último levantamento realizado em 2012, cada um dos 594
parlamentares do Brasil – 513 deputados e 81 senadores – tem um custo
total para os cofres públicos de US$ 7,4 milhões (R$ 16,72 milhões) por
ano. Neste cálculo estão incluídos todos os gastos dos parlamentares e
não apenas os salários. A conta é feita dividindo o orçamento total do
Congresso pelo número de parlamentares. No caso do Brasil, foi
considerado um orçamento total de U$ 4,4 bilhões ou R$ 9,93 bilhões em
valores atualizados. O custo brasileiro só é menor do que o do
congressista dos Estados Unidos, que é de US$ 9,6 milhões anuais (R$
21,7 milhões).
O
cientista político e professor da UFMG Carlos Ranulfo destaca a
importância do Legislativo, enquanto espaço para oposição. “A oposição é
fundamental para o estado democrático. Os Legislativos estaduais sofrem
maior pressão do Executivo, mas a atuação do Senado, por exemplo, foi
fundamental nos últimos anos”. Sobre o alto custo do Legislativo,
Ranulfo afirmou que o Brasil tem dimensões continentais, e a logística
para exercer um mandato é muito complicada.

Nenhum comentário:
Postar um comentário