Do jornal O Leste - Os habitantes de Timon e dos povoados vizinhos não sabem mais a quem recorrer para ver um dia a conclusão das obras de asfaltamento da BR-226, a rodovia transversal brasileira que liga a cidade de Natal (RN), ao município de Wanderlândia (TO). O trecho entre Timon e Presidente Dutra, que compreende cerca de 100 KM, é o único que não é asfaltado em toda rodovia. Pior: A espera do timonense que dura 40 anos pelo asfaltamento da estrada, não tem qualquer perspectiva de que esse sonho vire uma realidade ainda neste ano ou no próximo.
Ao longo de todo o seu percurso, a BR-226 passa pelos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão e Tocantins. A extensão total da rodovia é de 1674,6 km. No Estado do Maranhão são 100 KM sem asfalto apesar de haver recursos para sua execução. Esses trechos receberam apenas a piçarra como revestimento. Por conta dessa falta de interesse por parte das autoridades, a BR 226 está quase inviável do ponto de vista econômico.
Figurões da política maranhense não tem interesse no asfaltamento da BR
O advogado Murilo Noleto (foto ao lado) cita que em junho último numa conversa com Gastão Vieira, durante visita deste a Timon, o ex-ministro do Turismo contou que a má vontade contra a conclusão do asfaltamento da BR 226, que daria escoamento garantido para a produção de moradores de ampla área do Leste maranhense, é do primeiro escalão político-administrativo do Maranhão. E não apenas de representantes de Caxias, cidade importante que, em tese, seria prejudicada pelo deslocamento do tráfego de caminhões para a nova rodovia. Acompanhando esse projeto há muito 20 anos, Murilo Noleto só tem motivos para se lamentar quando fala na BR 226.
Os recursos do PAC Rodovia somam R$ 37 milhões dos quais estão incluídos recursos para construção do rodoanel de Timon com o fim de retirar do centro da principal cidade do leste maranhense, o pesado tráfego de caminhões que demandando outros Estados do Nordeste do Sul e o Sudeste do país passam pela cidade ao longo da Avenida Presidente Médici que, hoje, não tem mais como suportar essa demanda.
Em Timon, pessoas bem informadas teorizam que esse dinheiro não será liberado porque a governadora Roseana Sarney não está interessada em abrir caminhos para o transporte de riquezas do Leste do Maranhão e enriquecer o vizinho Estado do Piauí.
É conhecido o comentário atribuído ao ex-governador Epitácio Cafeteira que, ao ser procurado por lideranças da região sobre os motivos que impedem a execução da obra e sua pavimentação no trecho maranhense, ele teria dito que não vai construir estrada para enriquecer o Piauí. Pode ser lenda, mas com tanto tempo de espera, o timonense começa a ver que isto tem um fundo de realidade.
O noticiário sobre o asfaltamento da BR 226 no seu trecho Timon - Presidente Dutra é recorrente. Sempre aparece noticia otimista nos meados de cada ano eleitoral. Em 2014 isso não é diferente.
O lado positivo é a noticia de que o Departamento Nacional de Obras de Infraestrutura – DNIT mandou elaborar o projeto técnico para execução da obra. Para os que acompanham o longo processo de construção do trecho maranhense da BR 226, o fato de já haver estudos técnicos por parte do DNIT é um ponto positivo. Por enquanto, só isso. E haja espera pelo tão sonhado projeto virar realidade.
# Na faixa ao lado, uma das diversas manifestações de moradores do entorno da BR entre Timon- Presidente Dutra, contra a falta de asfaltamento. As manifestações, em sua maioria, são contra a poeira provocada pelos veículos e a falta de sensibilidade dos gestores públicos em Brasília.
( Nota do Blog/Nilson Sá ) Esta Br. em todas as eleições os políticos goernistas do Maranhão, fazem inumeras promesas, mas fica só na fala. Não tem prestigio em Brasilia e vivem da mentira. Tá na hora do mandar este povo largar de mentir, vestir o pijama e ir para casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário