A gestão municipal continua trabalhando na avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME), buscando consolidar o planejamento de ações para a educação de Timon. Durante todo o dia desta quarta-feira (31.10), no Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz, as 12 representações do Fórum Permanente do PME participam de um encontro para conhecer a plataforma Conviva Educação.
A formação contou ainda com a presença do promotor de justiça de Timon, Eduardo Borges, da secretária de educação, Dinair Veloso, da secretária executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-PI), Eudoxia Dias, do secretário de Educação de Matões, Thiago Brito, da articuladora do Conviva no Maranhão, Vilma Cruz, além de representantes do Conselho Municipal de Educação e das comissões técnica e organizadora de Monitoramento e Avaliação do PME.
A apresentação da plataforma foi mediada pela Prof.ª Márcia Brilhante, especialista do Conviva, por videoconferência. Na parte da manhã, o encontro iniciou com a fala do promotor Eduardo Borges, que destacou a importância da Lei do PME para o município, além da parceria do Ministério Público com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) em diversas ações. “A lei deve sempre projetar uma realidade melhor, e é isso o que vemos no Plano Municipal de Educação, que traz políticas públicas para ampliar a educação do município, construído democraticamente. A plataforma é importantíssima, é louvável o empenho da Educação em estar sempre se capacitando; irá permitir a sistematização dos dados e faz parte da fiscalização estar presente nesses momentos, em sermos parceiros”.
A secretária Dinair Veloso falou sobre a utilização da plataforma pela Semed e lembrou que, na construção do PME, diversos seguimentos da sociedade foram envolvidos. “Precisamos sempre estar nos qualificando para melhorar nosso trabalho, e essas ferramentas são eficazes para nos ajudar, tanto na avaliação e monitoramento do PME quanto na realização das nossas ações. O PME, como um instrumento importante para a educação dos municípios, evita a descontinuidade de muitas políticas importantes, no qual em sua construção, procuramos envolver todos os seguimentos e só quem ganha é a população”.
A plataforma foi apresentada como uma ferramenta gratuita para ajudar os secretários a organizar as ações de forma eficiente, eficaz e efetiva. Ela irá contribuir para a construção dos relatórios de avaliação e monitoramento do PME, além de oferecer apoio na organização das metas e estratégias e, ainda, ser um espaço para compartilhamento de experiências exitosas entre os municípios.
No período da tarde, será a parte prática, no qual os participantes realizaram atividades em equipe dentro da plataforma, utilizando seus recursos e funcionalidades.(Assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário