O instituto Escutec realizou neste ano duas pesquisas para as eleições proporcionais do próximo ano. Tanto o levantamento de maio quanto o que foi divulgado hoje, sábado (03), pelo jornal O Estado do Maranhão, os cenários são quase parecidos, mas trazem algumas surpresas.

Para que não acreditava na performance do vice-governador Carlos Brandão, a preferência pelo nome dele só vem crescendo. Até dezembro de 2020, Brandão aparecia com míseros 3% nas pesquisas, mas em março já atingia 9% e agora chegou à casa dos dois digitos, com 10%.

Não custa nada lembrar que o então vice-governador José Reinaldo Tavares chegou a 2% quando assumiu efetivamente o cargo de governador com a desincompatibilização de Roseana Sarney, em 2002. E chegou no dia da eleição vitorioso no primeiro turno.

Na pesquisa de hoje, no cenário estimulado, Roseana subiu de 23% para 25%, enquanto Weverton Rocha apareceu com os mesmos 14% da pesquisa anterior. Já o terceiro colocado, ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda, subiu de 12% para 13%, enquanto o senador Roberto Rocha continuopu com os mesmos 8% da pesquisa passada. O deputado federal Josimar do Maranhãosinho, assim como o prefeito Lahercio, de São Pedro dos Crentes, que não apareceram na pesquisa passada, hoje tem 3% cada.

  Blog do Luis Cardoso