Agência Assembleia
A deputada Socorro Waquim (MDB) ressaltou, na sessão plenária desta quarta-feira (30), o nome do ex-presidente da República, José Sarney, afirmando que foi ele quem iniciou, há 30 anos, a luta pela implantação da Zona de Exportação do Maranhão (Zema), a qual, atualmente, está se configurando por conta do empenho do senador Roberto Rocha, autor do projeto que moderniza o Marco Legal das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE).
A matéria, aprovada dia 23, de acordo com a parlamentar, reformula a legislação sobre o assunto e permite a instalação de empresas exportadores de serviços e produtos. Trata-se de um importante passo, segundo ela, para que seja criada a Zona de Exportação do Maranhão.
“Estive em Brasília, há 15 dias, para tratar de vários assuntos. Hoje, aproveito para falar um pouco do que eu vi, acompanhei e entendo como importante para o Maranhão, a exemplo da discussão intensa do senador Roberto Rocha sobre o novo Marco Legal para as ZEPs do Brasil. Gosto de falar sobre esse assunto porque sou geógrafa e minha especialização é na área de desenvolvimento humano e urbano. Logo, entendo como muito importante as ZEPs para o Brasil, sobretudo para o Maranhão”, ressaltou.
Marco Legal
Socorro Waquim afirmou que o novo Marco Legal permitirá, principalmente, que os maranhenses tenham novas regras de funcionamento e condições muito mais competitivas com as grandes potências mundiais, somadas às vantagens estratégicas e imbatíveis na Ilha de São Luís com o Porto do Itaqui.
“Esse sonho, eu creio, não é só um sonho antigo do ex-presidente José Sarney, mas, também, do senador Roberto Rocha. É um sonho de todos os maranhenses que querem o melhor para o Maranhão. Dentro dessa visão, nós teremos a possibilidade de criação da ZEMA como divisor de águas para ahistória do nosso estado", disse.
E finalizou: "Poderemos deixar para trás um tempo em que o estado via apenas a poeira do minério e o apito do trem levando-o para a Europa. Vamos gerar tecnologia, emprego, trazer novas indústrias, renda, formação profissional para os maranhenses poderem ter mais condições de sobrevivência. Parabenizo o ex-presidente Sarney pela luta de 30 anos atrás e ao senador Roberto Rocha, pela articulação atual".
Nenhum comentário:
Postar um comentário