segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Mesmo mortas, mulheres são abusadas sexualmente em funerárias e IMLs

 

 

Nina denunciou o caso que ficou conhecido como Festa no IML.

   Autor: Com informações do portal Metrópoles

    

Funcionárias de funerárias e IMLs denunciam casos aterrorizantes de necrofilia pelo Brasil.
 Funcionárias de funerárias e IMLs denunciam casos aterrorizantes de necrofilia pelo Brasil. | Reprodução

Nina Maluf e o companheiro Vinícius Cunha, que trabalham em uma funerária no Rio Grande do Sul, deram publicidade ao caso que ficou conhecido como Festa no IML, após denunciarem à Polícia Federal e ao Ministério Público que pessoas abusam sexualmente de cadáveres femininos em Institutos Médicos Legais (IMLs) e em funerárias, no Brasil. Agora, eles vem sofrendo ameaças de morte. As informações são do portal Metrópoles.  

Segundo Nina, quase 100 dias após a denúncia, nada foi feito contra as pessoas que praticam, incentivam ou faziam piadas sobre esse crime. Ela lamenta ainda, que "as denúncias foram simplesmente ignoradas pelo meu segmento e pelas autoridades", além de ter sido "ameaçada de morte por gente perigosa". 

Piada

Dias após a denúncia de Nina se tornar pública, um perfil no Facebook apontado como sendo do criador do grupo Festa no IML afirmou que o conteúdo era de humor e que nenhuma imagem seria real.

Grupos em redes sociais e WhatsApp incentivam estupro de mortas 

Segundo o perfil, as fotos de mulheres jovens e bonitas teriam morrido em situações como acidente de carro e suicídio. O autor do post, então, comemorava que ela iria parar no IML. “Qualquer um pode dizer que é médico, legista, ou o que for. É tudo fake news”, escreveu o perfil.

O grupo foi retirado do ar, após a imprensa dar publicidade ao caso.

Procura por cursos

Nina é tanatopraxista – a pessoa que prepara cadáveres para o funeral – e atua na área de necromaquiagem e reconstrução facial. Nos casos em que o caixão precisa estar fechado durante o velório, por exemplo, ela entra em cena para que isso não seja necessário.

Nina tem 15 anos de experiência em funerárias. Segundo ela, escutou uma vez, na empresa que trabalhava, "homens falando sobre uma menina de 24 anos que tinha morrido por suicídio. Toda depilada, nossa que peitão, baita de uma gostosa". Nina conta que aquilo a irritou tanto, "que botei todo mundo para fora e fiquei sozinha preparando o corpo dela”. 

De acordo com Nina, que também é professora e oferece cursos para novos profissionais, a procura por cursos de tanatopraxista aumentou nos últimos anos e segundo ela, isso "coincide com a popularização desse conteúdo pornográfico violento". Para ela, há "muitas pessoas ali nitidamente mal intencionadas, querendo realizar um desejo íntimo e pessoal”.

Necrófilo preso

Segundo Nina, um dos homens dos homens que compartilhava conteúdos e foi denunciados por ela foi Wanderley dos Santos Silva, 52 anos, maqueiro exonerado do serviço público em Manaus após ter sido flagrado abusando de um cadáver feminino que aguardava exame, em 24 de novembro de 2019.

O maqueiro foi pego por um perito criminal que estava de plantão no dia do ocorrido, que teria ido à sala de necropsia coletar dados sobre um cadáver e acabou encontrando o maqueiro sobre o corpo da mulher. Wanderley e outro colega já haviam deixado o plantão, saíram para ver o jogo, e voltaram bêbados depois, foi quando o flagrante ocorreu. 

Maqueiro do IML é flagrado transando com cadáver e é exonerado

Um mês após o caso ser noticiado no Brasil inteiro, o diretor do Departamento de Polícia Técnico e Científica (DPTC), Lin Hung, informou que seriam instaladas câmeras na sala de necropsia do IML. Segundo funcionários, a promessa foi cumprida e câmeras estão funcionando.

Corpo de mulher é desenterrado e estuprado após sepultamento

Outro crime que chocou o país, também no ano passo, ocorreu em Gravataí (RS). Policiais encontraram uma sepultura aberta no Cemitério Municipal de Gravataí, e, a metros dali, o cadáver de uma mulher, de 49 anos, com sinais de abuso. Ela foi retirada do túmulo e jogada em um matagal após o crime. A calcinha dela, além de pedaços do vestido, estava na trilha que levava ao local. Até hoje, o culpado nunca foi encontrado.

Até mortas mulheres precisam de segurança

A perita criminal Gisele Barreto, que há 10 anos desempenha essa função em Manaus, explica que os casos de necrofilia em IMLs "normalmente, são denúncias que vêm acompanhadas de provas. É quase impossível desacreditar". 

Segundo ela, outro ponto destacado é que "o ambiente é quase 100% dominado por homens". Outra ponto, que segundo ela, facilita esse tipo de ação é "a probabilidade de não ter câmera, principalmente nos interiores".

A Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas (ABMLPM) informou que repudia qualquer ação que configure vilipêndio de cadáver.

Sobre a denúncia feita por Nina, o Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio da Assessoria de Imprensa, informou que gerou o expediente RD.00849.00364/2020. “Após análise da 21ª Promotoria de Justiça, a documentação será encaminhada ao Departamento de Polícia Metropolitana para investigação dos fatos”, traz a nota enviada ao Metrópoles.

Homem mata namorada, bate carro na fuga e morre carbonizado

 

 

O homem havia atirado duas vezes na companheira após uma discussão momentos antes da colisão

 -  Autor: Com informações do UOL

    

O carro pegou fogo após bater em uma árvore.
 O carro pegou fogo após bater em uma árvore. | Reprodução

Um homem suspeito de assassinato morreu carbonizado em uma acidente de trânsito horas depois de matar a própria namorada em Salto do Lontra, no Paraná. O caso ocorreu na noite de domingo (29). 

Segundo a polícia local, o homem, de 54 anos, estava em uma casa noturna com a companheira, de 25 anos, quando começaram a discutir. Durante a briga, ele sacou uma arma e deu dois tiros na jovem, que morreu no local.

Durante a fuga, o homem pegou o carro e dirigiu pela rodovia PR-281, quando perdeu o controle do veículo e bateu em uma árvore. O carro pegou fogo após a colisão e o homem foi carbonizado.

Ex-secretária de Turismo e a filha são assassinadas em Marabá

 

 

As duas estavam no bar em que eram proprietárias quando foram mortas a tiros

   Autor: Alessandra Gonçalves/ Marabá

    

 | Reprodução

Aex-secretária de turismo de Marabá, Vanuza Barbosa, de 41 anos, e a filha dela, Jacsiane Barbosa, 25, foram assassinadas na noite deste domingo (29), em Marabá, sudeste do Estado. O crime abalou a cidade, onde as vítimas eram bastante conhecidas.  

O duplo assassinato ocorreu em uma chácara, no Bairro Novo Progresso, no Núcleo São Félix, onde as vítimas possuíam um bar.

Divulgação 

Segundo informações levantadas pela polícia, Vanuza e Jacqueline foram mortas com vários tiros no estabelecimento. Um dos corpos foi encontrado na cozinha e o outra no banheiro do local. Os pistoleiros que praticaram o crime teriam recolhidos as cápsulas das balas.

Vanuza foi Secretária de Turismo do ex-prefeito Maurino Magalhães, de 2009 a 2012. Já Jacsiane era bacharel em Direito, havia se formado recentemente. 

Uma comissão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Marabá, composta por quatro advogados, foi montada para acompanhar o caso. “Ela (Jacqueline) não havia ainda passado no exame de ordem, mas como foi o caso que afeta diretamente a área do Direito, a gente designou essa comissão para apurar e cobrar das autoridades a elucidação desse caso”, informou o presidente da OAB, Subseção Marabá, Ismael Gaia.  

“Um crime bárbaro, estilo execução, tendo em vista as circunstâncias preliminares já levantadas”, complementou o presidente da OAB/ Marabá. O Departamento de Homicídios da Polícia Civil está investigando o caso, sob o comando do delegado Tony Vargas.

Prefeito eleito de Navegantes anuncia que vai acabar com Navegay

 

 

Pefeito eleito de Navegantes (SC), Liba Fronza (DEM), afirmou que o Navegay, tradicional bloco de Carnaval do município, não deverá mais participar dos festejos carnavalescos a partir do próximo ano

Liba Fronza e bloco de carnaval Navegay
Liba Fronza e bloco de carnaval Navegay (Foto: Reprodução/Facebook)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O prefeito eleito de Navegantes (SC), Liba Fronza (DEM) afirmou, em nota, que o Navegay - tradicional bloco de Carnaval do município – não deverá mais ser realizado a partir do próximo ano. O fim do bloco era uma das promessas de campanha de Fronza.  

Na nota, Fronza afirma “o Navegay, no modelo como era feito até este ano, não será mais promovido durante a gestão de Liba e Wancarlos” e que o Carnaval na cidade será reestruturado, com foco nos artistas e na cultura local . 

Nas redes sociais, o democrata disse que “não se justifica montar uma estrutura gigantesca de atendimento médico emergencial para milhares de pessoas em um dia de festa, enquanto, hoje, moradores de nossa cidade estão à espera de uma consulta ou exame por mais de anos. Precisamos equilibrar essa balança”.

Prefeita eleita em Bauru denuncia racismo: “Cara de favelada”

 

 

A prefeita eleita de Bauru (SP), Suéllen Rosim (Patriota), denunciou ataques racistas. O agressor disse que o município não pode eleger "aquela mulher com cara de favelada". "Não tenho nada contra, mas essa gente de pele escura, com cara de marginal administrado essa cidade, será o fim", continuou

Suéllen Rosim
Suéllen Rosim (Foto: Reprodução)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - A prefeita eleita de Bauru (SP), Suéllen Rosim (Patriota), afirmou no Twitter que foi alvo de ataques racistas às vésperas do segundo turno. "Recebi conversas de cunho racista feitas em um grupo de WhatsApp e comentários nas redes sociais. Jamais me silenciarei diante de algo tão sério. É inadmissível. Já tomei as medidas judiciais necessárias", escreveu no Twitter. 

De acordo com informações do portal G1, o agressor disse que o município não pode eleger "aquela mulher com cara de favelada". "Não tenho nada contra, mas essa gente de pele escura, com cara de marginal administrado essa cidade, será o fim. O melhor para a cidade é o Dr. Raul. Esse sim tem berço", disse ele. "Essa gentinha irá afundar Bauru", afirmou. 

Suéllen Rosim é a primeira mulher a ser eleita prefeita de Bauru. Ela teve 55,98% dos votos, contra 44,02% do Dr. Raul (DEM). 

Rêgo Barros, ex-porta-voz de Bolsonaro, diz que “o mentiroso uma hora cairá em contradição”

 

 

Ex-porta-voz de Jair Bolsonaro, Otávio Rêgo Barros, voltou a criticar o chefe do Executivo e afirmou que “o mentiroso uma hora cairá em contradição”. “Seu nariz de Pinóquio não poderá ser eternamente camuflado”, escreveu em um artigo publicado nesta segunda-feira

Otávio Rêgo Barros
Otávio Rêgo Barros (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Em um artigo publicado no jornal Folha de Pernambuco, o general Otávio Rêgo Barros, ex-porta-voz de Jair Bolsonaro, voltou a criticar o chefe do Executivo e afirmou que “o mentiroso uma hora cairá em contradição”. “É só esperar. Seu nariz de Pinóquio não poderá ser eternamente camuflado”, escreveu Barros.  

Embora não cite o nome de Bolsonaro, o artigo critica os políticos que levam “seus clichês, suas mentiras, suas aleivosias para a televisão, internet, jornal e rádio” como sendo “verdades insofismáveis”.

Ainda segundo o militar, as instituições “não se amparam sozinhas. Tombam se não forem protegidas vigorosamente”. Para ele, é preciso que a sociedade “renuncie ao comodismo, não aceite a gratuidade da informação e conteste. Não seja manada humana dos sem opinião formada. É a sua capacidade de discernir fatos que imuniza a sua individualidade”. 

Eleições municipais deste ano consolidam vitória da ‘velha política’

 

 

Promulgação da Constituição Federal de 1988. Foto: Arquivo ABrNovatos, ‘outsiders’ e fenômenos eleitorais que marcaram a eleição de 2018 quase sumiram em 2020

A rejeição aos políticos tradicionais, observada em 2018, quase sumiu este ano. Partidos do “centro” político foram os que mais cresceram tanto na eleição de prefeitos quanto de vereadores, e os novatos e “outsiders” que ganharam muito espaço há apenas dois anos, viraram exceção. Neste domingo, quando serão realizadas eleições em segundo turno, a tendência geral é de vitória de políticos tradicionais, ainda que enrolados em denúncias de corrupção, como Eduardo Paes (MDB), no Rio.

O MDB de Sarney, PP de Maluf, PSD de Kassab e PSDB de Fernando Henrique elegeram mais de 2550 dos cerca de 5,5 mil prefeitos.

O DEM, que já foi o PFL de Antônio Carlos Magalhães, o partido na ponta direita do espectro político, foi o que mais cresceu em 2020.

O ex-PFL, que já foi o maior partido do Brasil, conquistou 450 prefeituras em 2020, após eleger apenas 265 prefeitos em 2016.

Na esquerda, o PT definhou, perdendo 30% de suas prefeituras. O Psol se limita a Boulos, em São Paulo. Na maior parte do País é irrelevante.

Partidos de esquerda encolherram após as eleições municipais

 

 

Ministro do STJ envia ao STF recurso de Lula contra execução da penaOs três maiores, PDT, PSB e PT perderam prefeitos e vereadores entre 2016 e 2020

O PT foi oficialmente substituído este ano pelo PDT e pelo PSB como os principais representantes da esquerda brasileira, mas os três partidos saíram reduzidos das eleições municipais de 2020. Todos elegeram menos prefeitos e vereadores entre a eleição de 2016 e 2020, cenário oposto dos partidos de centro e dos representantes da “velha política”. Não há mais partidos de esquerda entre os cinco maiores do País.

Em 2020, o PDT elegeu 3.345 vereadores, o PSB, 2.948, e o PT 2.584; respectivamente 11%, 18% e 7,5% a menos que na eleição de 2016.

O PT perdeu mais de 30% das prefeituras que conquistou em 2016. O PDT perdeu 8% e o PSB, impressionantes 40%.

MDB, PP, PSD, PSDB e DEM ocupam as cinco primeiras posições entre os partidos que mais elegeram prefeitos e vereadores este ano.

Secretaria Municipal de Educação de Parnaíba já recebeu livros didáticos para o ano letivo de 2021

 

 

Na última quinta-feira (26) a Secretaria Municipal de Educação de Parnaíba recebeu a segunda remessa de livros didáticos que serão distribuídos aos alunos da rede pública municipal em 2021. 
“São livros que irão ajudar nas aulas presenciais ou remotas caso elas continuem ano que vem”, disse o secretário de educação Rafael Alves.
Segundo informou ainda o secretário a equipe da secretaria cumpriu todos os prazos e o resultado foi este, livros chegando com antecedência para atender os alunos da rede municipal no próximo ano letivo. Tudo está sendo feito com bastante antecedência para quando retornar as aulas presenciais, desde a limpeza dos colégios, carteiras, cantina, contrato com fornecedores da merenda escolar, etc. Tudo pronto para receber o alunado.
No dia 24 do mês de novembro já havia chegado a primeira remessa de livros didáticos agora veio o restante que será suficiente para atender a população estudantil da rede pública municipal de Parnaíba.(Jornal da Parnaíba)

Professora da UFPI vence prêmio nacional de educação

 

 

Uma experiência positiva na área da educação desenvolvida pela professora do curso de Pedagogia da UFPI, Hilda Mara Araújo, foi a vencedora do prêmio nacional promovido pela Fundação Carlos Chagas para valorizar projetos bem sucedidos na área de alfabetização de crianças. O projeto do Piauí concorreu com outras 91 iniciativas de todo o país, sendo que 10 delas foram considerados finalistas e somente três foram selecionados para a premiação. Uma dessas três é a da Universidade Federal do Piauí.

O Programa de Educação Tutorial, coordenado pela professora Hilda, estimula os alunos do curso de Pedagogia a desenvolverem iniciativas na área de educação básica. No caso do projeto que levou o prêmio da Fundação Carlos Chagas, os professores trabalharam com duas escolas da zona rural de Teresina, onde havia sérios problemas de distorção idade/série –  as escolas Santa Teresa e Nossa Senhora do Amparo. Lá, foi constatado que havia crianças com idades entre oito a dez anos que ainda não sabiam ler e escrever.

O projeto passou a adotar experiências lúdicas e participativas que despertassem o interesse das crianças para a prática de leitura e da escrita. Uma dessas atividades era elaborar uma receita de salada de frutas. Os alunos levavam as frutas colhidas no quintal de casa e eram estimulados a escrever os nomes dessas frutas, por meio de repetição, ditado e outras estratégias. Assim, brincando, eles despertavam o gosto pela leitura e sentiam a necessidade de ter o domínio sobre as palavras dos produtos que eram utilizados na atividade.

O Piauí mostra, mais uma vez, seu potencial criativo que leva a conquistas na área da educação. Quando mais crianças aprendem a ler e a escrever corretamente, o Estado todo sai ganhando. De parabéns, portanto, a professora Hilda, a Universidade Federal do Piauí e toda equipe do curso de Pedagogia.

PROS adere a base e fortalecerá governo Mão Santa na Câmara de Parnaíba

 

 

O Vereador e vice-prefeito eleito Beto Teles (Progressistas), tem trabalhado para ajudar a fortalecer a base de apoio ao governo Mão Santa a partir do próximo dia 1 de janeiro, onde iniciará um nova gestão no executivo e no legislativo. 

Na manhã deste sábado (28/11), Beto se reuniu com os vereadores recentemente eleitos pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Taylon Andrade e Assis Car conversaram com Beto e ambos afirmaram o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento da cidade, elencando a necessidade de uma sintonia entre poder executivo e legislativo.

O PROS sinalizou adesão a base governista e alinhamento com o grupo de vereadores que marcharão com Mão Santa no legislativo e executivo. Segundo Beto, o poder legislativo é um poder independente, porém inteligente. “A Câmara de Vereadores de Parnaíba sempre foi livre, porém temos vereadores conscientes e inteligentes que sabem que Parnaíba está caminhando para o desenvolvimento e é importante a pareceria entre o legislativo e o executivo” disse.

Prefeito Mão Santa inaugura iluminação em LED em várias ruas de Parnaíba

 

 

Acompanhado da Primeira-dama municipal, Sra. Adalgisa Carvalho de Moraes Souza, e, do vice-prefeito eleito, o vereador Beto Teles, o Prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, percorreu ruas e avenidas contempladas com nova e moderna iluminação em LED.

Desde o início de sua gestão, em 2017, é uma das prioridades de Mão Santa, recuperar e modernizar a iluminação pública municipal. Para isso novas tecnologias foram adquiridas, como a lâmpada em LED, investimentos em luminárias para praças e avenidas e, maior agilidade no atendimento ao cidadão que necessite dos serviços de iluminação pública.

Desde 2017, dezenas de ruas e avenidas já foram contempladas no Projeto Parnaíba Cidade Luz, e, nesta sexta-feira (27), foram inauguradas as iluminações dos seguintes logradouros: Avenida Nossa Senhora de Fátima, Rua Tabajara, Rua Osvaldo Cruz, Rua Ceará e Conjunto Jardim Alah.