A Prefeitura de Timon, sempre atenta à valorização da cultura local, escolheu resgatar e enaltecer o Boi do Maranhão.
O “Boi do Zé” incorpora essa temática rica que homenageia o Bumba Meu Boi maranhense. Seu Antônio Gomes, conhecido popularmente como Mestre Maleiro, apoia com propriedade essa temática, que há mais de 66 anos, faz parte da sua vida. Mestre Maleiro está à frente do consagrado boi “Riso da Mocidade”, um dos mais antigos e tradicionais grupos que preservam a tradição do Boi de Timon. “Essa maravilhosa homenagem à cultura tradicional do Boi maranhense me deixa muito feliz, pois nós que trabalhamos na valorização constante dessa cultura popular só temos a agradecer e a população de Timon deve receber de braços abertos essa rica decoração, pois ela mostra a cultura do nosso povo, é só pesquisar na história de Timon. Então, nada mais apropriado para uma festa como o Zé Pereira de Timon, que já se consagrou no calendário nacional como uma grande festa popular”, afirmou Mestre Maleiro.
Desde os anos 50, o boi já “brincava” o Zé Pereira. A música “boi da cara preta”, marchinha de Carnaval, cita a letra: “Zé Pereira, o Rei do Carnaval”, assim também contou Mestre Maleiro sobre a grande importância que é valorizar a cultura de um povo.
A decoração da Avenida Piauí, que nos dias do Zé Pereira vai virar um imenso salão de dança em um pré-carnaval temático, foi realizada pelo artista plástico Hostyano Machado, que buscou em ou uma pesquisa apurada embasamento para confeccionar e proporcionar uma manifestação artística com uso de elementos tradicionais e culturais de Timon. “Realizei tudo com muito cuidado, pesquisa e acima de tudo respeito à originalidade e à história do povo timonense, que merece personalidade e beleza em uma festa como a do Zé Pereira. Coloquei cores vibrantes que vão exaltar a alegria do folião. O gancho usado como tema, que foi o boi maranhense, é uma verdadeira homenagem a essa tradicional cultura, que deve ser preservada e valorizada pela população de Timon”, concluiu o artista.
Há mais de 50 anos, a festa popular do Zé Pereira de Timon acontece nos bairros e comunidades da cidade, através dos desfiles de blocos alternativos ou dos sujos, como são chamados. Desde 2001, a festa passou a acontecer nesse formato de blocos com trios elétricos, valorizando ainda mais as tradições e a diversidade cultural inerente à época carnavalesca no município de Timon. Nesse ano de 2015, a festa ocorre entre os dias 31/01 e 1/02, na Avenida Piauí e são esperadas mais de 100 mil pessoas por noite.(Secom)
Imagem: CGCOM
Clique para ampliarMestre Maleiro representante do boi maranhense
Nenhum comentário:
Postar um comentário