O encontro com a Ministra foi realizado para discutir sobre o atraso nos repasses do Governo Federal ao Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) dos municípios e obter uma posição do Governo Federal diante da falta de recursos para Programas Sociais custeados pela Federação e executados pelos municípios. Além disso, foi discutido o planejamento e a perspectivas no Sistema Nacional da Assistência Nacional (SNAS).
“O Maranhão passa por um novo momento na política. Convido o MDS a participar dessa conjuntura, envolvendo o município e o Governo Estadual, para proporcionar melhorias na Assistência Social do Estado”, frisou o secretário durante a ocasião.
Em sua fala, a Ministra reforçou que o Governo Federal vai continuar a expandir a Assistência Social e que um dos motivos para a falta de repasse se justifica pelo imenso volume de recursos parados por outros municípios, o que não é o caso de Timon. Ela também afirmou que se dispõe para uma agenda permanente com os líderes com o propósito de manter um diálogo constante.
O Saney Sampaio também pontuou para Tereza Campello a importância do envolvimento do Ministério com a RIDE – Regiões Integradas de Desenvolvimento Econômico, que objetiva articular e harmonizar as ações administrativas da União, dos estados e dos municípios para a promoção de projetos que visem à dinamização econômica e provisão de infraestruturas necessárias ao desenvolvimento em escala regional. Os municípios piauienses de Teresina, Altos, Beneditinos, Coivaras, Demerval Lobão, José de Freitas entre outros fazem parte da RIDE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário