A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), iniciou nesta quinta-feira (02/5) o alinhamento da programação da campanha Faça Bonito. A campanha é voltada para o combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, cujo dia é celebrado em 18 de maio, e terá como parceira a Secretaria de Educação.
A abertura da Campanha será realizada no dia 13 de maio, com o apoio da Faculdade São José, e pretende reforçar o fluxo de atendimento das crianças e adolescentes em relação o abuso e a exploração sexual.
Durante reunião realizada entre as secretarias, foram definidas as equipes que irão realizar ações nas escolas municipais, por meio de palestras e panfletagem. As atividades serão realizadas durante a acolhida, nos dias 14 a 16 de maio, visando alcançar os pais e alunos. Participarão as U.E. Marechal Castelo Branco, Firmo Pedreira, Antônio Bispo, Ney Rodrigues, Pedro Falcão e Benedito Silvestre. Também serão realizadas ações nas pontes, Posto Fiscal e em outros pontos estratégicos.
No dia 17 de maio, cada unidade de atendimento realizará atividades alusivas à campanha. O encerramento acontece no dia 18 de maio, com a tradicional caminhada, às 7h, onde toda a comunidade é convidada a participar junto aos alunos. O percurso ainda será definido com o apoio da Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros.
Faça Bonito – 18 de maio
Realizada nacionalmente, a campanha visa alertar e conscientizar a sociedade em relação à violência sexual contra crianças e adolescentes. Acontece anualmente todo dia 18 de maio e a Prefeitura de Timon, por meio das secretarias, realiza diversas ações durante todo o mês.
A data foi escolhida pelo caso conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que no dia 18 de maio de 1973 foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo por jovens de classe média alta. Apesar da gravidade dos crimes, nenhum dos envolvidos foi punido. A partir da aprovação da Lei Federal nº 9.970/2000, a data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário