quinta-feira, 31 de maio de 2012

A Beleza do Maranhão

Único deserto do mundo com milhares de lagoas de águas cristalinas, o principal destino maranhense é um imenso oásis que mescla o branco de areias finas com o verde das águas e o azul do céu

Mergulhe nessa emoção. Você virá à tona diferente, com as energias renovadas no cenário de beleza sem igual. Mais que um conselho, as palavras repetidas por quem já visitou os Lençóis Maranhenses soam como um convite para desbravar o fascinante lugar e desvendar seus segredos e mistérios. Ali, a criação se mostra ainda mais grandiosa.

São nada menos do que 155 hectares de área com dunas branquíssimas e lagoas de água doce e tons verdes, formadas graças ao acúmulo de chuvas aprisionadas na vastidão de areia. A porta de entrada é a pequena e aconchegante Barreirinhas, cidade que se cobriu de benefícios com a presença dos Lençóis no mapa turístico mundial e a chegada crescente de turistas interessados em descobrir o paraíso maranhense.

O passeio se divide entre os grandes e os pequenos Lençóis, numa programação divertida que inclui travessia sobre balsa, percurso em veículos 4x4 que lembram paus-de-arara, caminhadas e banhos refrescantes nas lagoas do deserto maranhense. A navegação em lancha pelo sinuoso Rio Preguiças, brincadeiras e surpresas com os agitados macacos-prego e visitas a comunidades ribeirinhas ilhadas pelo complexo de dunas e vegetação ciliar reforçam a diversão no destino.

Ainda sobra tempo para um banho de mar e para alcançar as alturas no Farol Preguiças, onde guias mirins recebem os visitantes com versos do poeta maranhense Gonçalves Dias, além de soltarem a voz para entoar clássicos do cancioneiro nordestino. Fruta típica de região, o buriti dá mais sabor ao passeio e apresenta-se em forma de sorvete, doce, objetos de artesanato e produtos cosméticos.

Há quem assegure que os Lençóis são mágicos e confirmam que o Maranhão é muito mais que palmeiras e sabiás, como disse o poeta nativo. Mas, todos que seguem até o destino e se inebriam com a beleza do cenário à sua volta devem sempre lembrar e repassar a importante mensagem que virou quase um lema: a natureza é a morada do homem e, como tal, deve ser amada e preservada.
( Diário do Nordeste )

Nenhum comentário:

Postar um comentário