Rio -  A batalha contra a balança é árdua. Porém, alcançado o objetivo, manter o corpo em forma pode ser um desafio ainda maior. Felizmente, há uma estratégia simples para não voltar a engordar: exercitar-se pelo menos 55 minutos durante cinco dias da semana. A conclusão é de um estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Mas para os pesquisadores, a atividade física por si só não funciona se a pessoa não mudar o comportamento ao se alimentar. Eles acreditam que a combinação de dieta pouco calórica com a prática de exercícios por uma hora diária faz perder 10% do peso e se manter estável na balança.
A funkeira Valesca Popozuda malha pelo menos três vezes por semana | Foto: Marcelo Régua / Agência O Dua
A funkeira Valesca Popozuda malha pelo menos três vezes por semana | Foto: Marcelo Régua / Agência O Dua
O estudo analisou um grupo de 200 mulheres obesas ou acima do peso durante quatro anos. Elas foram instruídas a consumir entre 1.200 a 1.500 calorias diárias. Após seis meses, os pesquisadores observaram que todas as mulheres dos quatro grupos perderam até 10% do peso. Mas apenas um quarto delas, por ter continuado a se exercitar cerca de 275 minutos por semana, não voltou a engordar.

EFEITO SANFONA

Além da preocupação estética, perder e ganhar peso causa riscos à saúde. É o conhecido ‘efeito sanfona’, que pode desencadear doenças coronarianas, hipertensão e colesterol alto.

“O estudo reforça o conceito que manter o peso conquistado pode ser bem mais difícil, pois ao emagrecer, muitos deixam a dieta de lado. É importante manter o peso com reeducação alimentar e atividade física regular”, destaca o professor de Educação Física Antônio Santos, da academia Acqua Fitness.

‘Tem que fazer esforço’, diz Valesca

O professor de Educação Física Antônio Santos explica que, para manter o peso, o ideal é um programa que alie exercícios aeróbicos e localizados para o ganho de massa muscular.

A funkeira Valesca Popozuda segue à risca. “Malho pelo menos três vezes por semana e não faço dieta rígida. Mas se eu não controlar os excessos, acabo engordando. Não adianta, para manter a silhueta tem que fazer esforço”, conclui.( O Dia RJ )