segunda-feira, 30 de julho de 2012

Caxias possui a segunda maior frota de motos do interior do Maranhão



 
 
 
 


De acordo com relatório de frota do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) divulgado recentemente, Caxias possui a segunda maior frota de motocicletas do interior do Maranhão, com exatamente 22 mil veículos. Perde somente para Imperatriz, que possui 40 mil motos em circulação e 27 mil carros. Seguem na lista das maiores frotas de motos do Maranhão: Timon com 17 mil; em Balsas, com 16 mil; Bacabal, 15 mil e em Codó, 13 mil.
O Maranhão é o Estado brasileiro que possui o maior percentual proporcional de motos em circulação em relação a proporção do país. Um dado que precisa ser pensando por toda a sociedade e, principalmente, pelos condutores de motos que comemoram nesta sexta-feira (27) o Dia do Motociclista.
A proporção nacional de motos para a frota de veículos é 22,25%. No Maranhão, essa proporção chega a 49,57% do total da frota de veículos. Portanto, o Maranhão tem o maior percentual de motos proporcional ao número de veículos do país.
Segundo os dados do Denatran, referentes ao mês de maio deste ano, a quantidade de motos no Maranhão representa praticamente a metade da frota de veículos de todo o Estado. A frota total de veículos no Estado chega a mais de 1 milhão de veículos entre automóveis, caminhões, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, destes são 504.335 motos contra 293.175 automóveis em circulação. Ou seja, para cada 10 veículos nas ruas no Estado, existem cinco motos em circulação.
O Maranhão tem ainda a maior proporção de motos em relação ao total de veículos comparando-se com a região Nordeste. Esse percentual é 1.37% maior que no Piauí e quase 6.22% maior que a proporção do Ceará, Estados onde a população de motos também é maior que a de carros.
Ainda de acordo com os dados do Denatran, o Maranhão foi o Estado que mais cresceu a frota de motos (63,9%) proporcionalmente de 2009 a maio de 2012, em comparação com os Estados do Nordeste e em comparação com a frota nacional (motos 30,3%).
Fonte: Detran Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário