segunda-feira, 30 de julho de 2012
Ficha limpa leva candidatos a desistirem
Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o final de semana, 10.289 candidatos que se registraram para disputar as eleições municipais no Piauí, 68 deles renunciaram a esta condição. Boa parte deles por conta de impedimentos decorrentes da Lei da Ficha Limpa. O julgamento para os processos de pedido de registro e impugnações encerra no dia 5 de agosto.
Pelos dados do juiz da 1ª zona eleitoral em Teresina, João Hen-rique Gomes, em todo o Piauí são 547 candidatos a prefeito, 546 candidatos a vice-prefeito e 9.194 candidatos a vereador que pediram registro nas mais diversas zonas eleitorais do Estado. Em Teresina, dois candidatos a vereador desistiram da disputa e outros três tiveram os pedidos de registro indeferidos pela Justiça Eleitoral.
Até sexta, faltavam julgar 148 pedidos de registro, de 602 pedidos, sendo 588 pedidos de candidatos a vereador, 14 candidatos a prefeito e a vice-pre-feito. O juiz informou que já tinham sido deferidos 440 candidatos e cinco estavam inaptos para disputar o pleito. O final de semana seria de muito trabalho para apreciar os processos restantes. Os indefe-rimentos ou desistências são por vários motivos: dupla filia-ção, candidato sem filiação par-tidária, processo com ausência de documentos, faltam certidões negativas, dentre outros.
No município de Oeiras, dois candidatos desistiram da candidatura a vereador. O mesmo número de desistência foi registrado nos municípios de Várzea branca e Uruçuí. Em Campo Maior a desistência foi quatro vezes maior, ou seja, oito candidatos a vereador.
O TSE registrou ainda três desistências de candidatos a prefeito: Antônio Sena (PSD), que abriu mão para candidatura de Dr. Liége (PSB) em Campo Maior; Moraes Siqueira (PV), de Lagoa do Barro do Pi-auí; e Rubens Alencar (PMDB), de Valença. Dos candidatos a vice, Neuma Borges (PT), de São Raimundo Nonato, e Antônio Félix (PPS), de Campo Maior, apresentaram renúncia. Dr. Júnior (PDT), de Dirceu Arcoverde, faleceu em acidente automobilístico.
Dos 10.289 candidatos que se registraram na Justiça Eleitoral, apenas 3.919 registros foram deferidos até agora. Destes 154 dos 387 pedidos de registro de candidatura para prefeito.
(Diário do Povo )
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário