A imagem e o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva têm sido alvo de disputa entre candidatos a prefeito de Fortaleza. Nos discursos durante eventos de campanha, são muitas as lideranças de diferentes partidos procurando endossar suposta parceria e apoio de Lula aos postulantes, seja na campanha ou após o pleito. Nesta semana, a situação ganhou projeção maior. Conforme noticiou o Blog Política (http://blogs.diariodonordeste.com.br/politica/), candidatos do PCdoB e do PT disputam na Justiça o direito de utilizar a imagem de Lula na campanha da Capital. A questão motivou críticas dos internautas, que pediam a discussão sobre projeto e não sobre imagem.
"Vejo
com tristeza candidatos que pleiteiam ser chefe do executivo municipal
de uma capital como Fortaleza se degladiarem em busca de ganhar proveito
mediante o reflexo do brilho da imagem de outras pessoas. Um candidato a
tal cargo tem que ter brilho próprio e trabalhar em cima dele, pois, se
eleito, vai ser o representante da cidade perante toda a comunidade
mundial. Ademais, o povo de fortaleza necessita não de imagens, mas sim
de propostas concretas e viáveis que tenham por finalidade o
engrandecimento social e estrutural da cidade e do seu povo", afirmou o
internauta que se identificou como Ximenes.Supérfluas
O leitor ainda continuou: "Senhores candidatos, sugiro que deem maior importância aos verdadeiros anseios da sociedade e deixem de lado essas coisas supérfluas, que na minha humilde opinião não beneficia em nada o povo fortalezense, o que deveria ser o fim colimado por todos os candidatos, mas sim uma pobre e medíocre promoção pessoal de cada um". Assim como Ximenes, dezenas de internautas fizeram comentários sobre o assunto.
No fim da tarde da última quarta-feira, a assessoria da Coligação "Pra cuidar das pessoas" (PT, PR, PTN, PSC, PV, PTC e PTdoB), representada pelo candidato Elmano de Freitas (PT), enviou à Redação uma nota afirmando que a Justiça Eleitoral do Ceará havia julgado procedente uma representação contra a utilização da imagem do ex-presidente Lula e da presidente Dilma por partidos que não fazem parte da coligação. A nota contestava materiais do senador Inácio Arruda, candidato a prefeito pelo PCdoB, e da vereadora Eliana Gomes, do mesmo partido.
Incoerência
Conforme entendeu a juíza da 82ª Zona Eleitoral, Maria do Livramento Alves Magalhães, "é uma incoerência admitir-se a presença de pessoas agregadas a uma sigla partidária na propaganda eleitoral de um adversário político, como é o caso em apreciação, pois tanto o PT integrante da coligação representante, quanto o representado PCdoB possuem candidatos ao cargo de prefeito nas eleições municipais de 2012".
Dessa forma, informa a nota enviada pela candidatura de Elmano de Freitas, a sentença determinou que os representados abstenham-se do uso da imagem de Lula em suas propagandas eleitorais. O descumprimento pode motivar multa no valor de R$ 5 mil.
Recurso
Em seguida, foi a vez do PCdoB se manifestar através de nota encaminhada ao Diário do Nordeste. A assessoria jurídica da candidatura de Inácio Arruda informava ter entrado com recurso contra a decisão da Justiça Eleitoral, argumentando que há precedente de decisões tomadas pelo Tribunal Regional Eleitoral no pleito passado e que Lula não é um patrimônio do partido, mas da sociedade brasileira. "O PCdoB tem ligação histórica com Lula, desde as caravanas da cidadania, passando por todo o governo do ex-presidente e chegando ao governo da presidente Dilma", destaca a nota.
A disputa entre os candidatos não foi bem vista pela maioria das pessoas que comentaram a publicação sobre o assunto, no Blog Política. "Nenhum deles deveria poder usar imagem de pessoas que ocupam ou ocuparam cargos públicos. Nenhum dos candidatos é o ex-presidente nem nunca será. E querer vincular seu nome ao outro é querer enganar o eleitor. Tem que mostrar é seu histórico político, profissional, ético e, sobretudo, suas propostas de governança, esclarecendo como e com que fonte de recursos elas serão viabilizadas", opinou o leitor Carlos.
Para o internauta que assinou como Valdemir Rodrigues, a postura dos candidatos na disputa pelo cargo causa questionamento sobre a intenção dos postulantes ao disputarem o cargo de prefeito de Fortaleza. "Isso é uma vergonha. Ficam correndo atrás de se promover na fama conquistada por outros. Dá pra perceber se eles querem um compromisso com a cidade ou se querem só usufruir das regalias de prefeito", afirmou.
Coligar
No entendimento de Ailton Moreira do Nascimento, Lula deve trabalhar em prol da candidatura do seu partido. "Todo mundo sabe que o PT tem Elmano em Fortaleza e é lógico que Lula vai trabalhar pelo seu candidato. Vai fazer com Cid e Inácio o mesmo que fez com Tasso. Coloca a imagem do Cid, Inácio, você não queria se coligar com ele", comentou o internauta.
Hildeberto Aquino também se pronunciou, questionando o capital eleitoral que a imagem de Lula pode, de fato, proporcionar na cidade. "Cuidado! Muito cuidado! Vejam o que está acontecendo com aqueles que assim usaram o Lula e no que resultou. Em Fortaleza e em São Paulo, esses candidatos estão em último lugar nas pesquisas. Ademais, Lula não terá condição de sair em campanha. Será que não enxergam?", escreveu.
Outros partidos, além do PCdoB, embora não tenham material de campanha com a imagem de Lula, têm procurado se associar ao ex-presidente. Durante discursos eleitorais, várias lideranças tem destacado a relação com Lula.
( Diário do Nordeste )
Nenhum comentário:
Postar um comentário