quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Lançado o 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

As inscrições para o Prêmio vão até o dia 17 de setembro.

Nycholas Nascimento/Ccom 
8º Prêmio da Igualdade de Gênero (Foto:Kalberto Rodrigues/PK)
Na manhã desta quinta (30), no salão azul do Palácio de karnak, ocorreu a solenidade que marcou o lançamento do 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. A solenidade contou com a presença da coordenadora da Diversidade da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Maria de Lourdes Rodrigues.
A Diretoria de Políticas para as Mulheres da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e o secretário adjunto da Sasc, Thiago Alves, também marcaram presença no lançamento.
O Prêmio integra o conjunto de ações do Programa Mulher e Ciência que contempla estudantes do ensino médio, graduação, pós-graduação e escolas de educação básica que, por meio de produções científicas e literárias - como, redações, artigos e projetos pedagógicos -, tragam como tema, nas suas abordagens, uma reflexão crítica acerca das desigualdades existentes entre mulheres e homens em nosso país, principalmente no que diz respeito à classe social, geração, raça, etnia e sexualidade.
Sônia Terra, diretora de Políticas Públicas para as Mulheres da Sasc, destaca que o foco principal do prêmio. “É a chance que temos com esses jovens estudantes/escritores de avançarmos na busca, que é incessante pela igualdade entre homens e mulheres. Temos que garantir políticas públicas de fato para que essa igualdade de gênero seja efetivamente implantada”, pontua.
A estudante Catarina Rocha, ganhadora do prêmio na edição 2011, fala que sempre apreciou a leitura com temáticas que envolviam a igualdade. “Sempre tive o interesse pelo tema e gostava muito de escrever sobre o assunto. Para mim, é a união da justiça com a escrita. É onde posso externar minha sincera posição sobre o tema, e contribuir para uma maior conscientização de todos em relação ao assunto. Temos que criar mecanismos para transformarmos a igualdade de direito em igualdade de fato”, ressalta Catarina.
Maria de Lourdes Rodrigues, coordenadora da Diversidade da Secretaria de Políticas para as Mulheres, fala na grande contribuição que o prêmio traz para a sociedade, “Este concurso estimula, indaga, provoca na sociedade a reflexão pela igualdade entre homens e mulheres; e busca a formação de cidadãos comprometidos com valores de respeito ao próximo e o entendimento que somos diferentes biologicamente, mas não desiguais”, destaca.
“É com satisfação que nós da Secretaria da Assistência Social e Cidadania, juntamente com nossa Diretoria de Políticas Públicas para as Mulheres, estaremos sempre abertos e engajados na busca pelo fim da desigualdade em todos os seus aspectos. E digo que o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, em sua 8ª edição, é o momento em que a produção científica se transforma em uma ferramenta ímpar para a promoção da igualdade de gênero”, finaliza Thiago Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário