As inscrições para o Prêmio vão até o dia 17 de setembro.
Nycholas Nascimento/Ccom
8º Prêmio da Igualdade de Gênero (Foto:Kalberto Rodrigues/PK)
Na manhã desta quinta (30), no salão azul do Palácio de karnak, ocorreu
a solenidade que marcou o lançamento do 8º Prêmio Construindo a
Igualdade de Gênero. A solenidade contou com a presença da coordenadora
da Diversidade da Secretaria de Políticas para as Mulheres da
Presidência da República, Maria de Lourdes Rodrigues.A Diretoria de Políticas para as Mulheres da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e o secretário adjunto da Sasc, Thiago Alves, também marcaram presença no lançamento.
O Prêmio integra o conjunto de ações do Programa Mulher e Ciência que contempla estudantes do ensino médio, graduação, pós-graduação e escolas de educação básica que, por meio de produções científicas e literárias - como, redações, artigos e projetos pedagógicos -, tragam como tema, nas suas abordagens, uma reflexão crítica acerca das desigualdades existentes entre mulheres e homens em nosso país, principalmente no que diz respeito à classe social, geração, raça, etnia e sexualidade.
Sônia Terra, diretora de Políticas Públicas para as Mulheres da Sasc, destaca que o foco principal do prêmio. “É a chance que temos com esses jovens estudantes/escritores de avançarmos na busca, que é incessante pela igualdade entre homens e mulheres. Temos que garantir políticas públicas de fato para que essa igualdade de gênero seja efetivamente implantada”, pontua.
A estudante Catarina Rocha, ganhadora do prêmio na edição 2011, fala que sempre apreciou a leitura com temáticas que envolviam a igualdade. “Sempre tive o interesse pelo tema e gostava muito de escrever sobre o assunto. Para mim, é a união da justiça com a escrita. É onde posso externar minha sincera posição sobre o tema, e contribuir para uma maior conscientização de todos em relação ao assunto. Temos que criar mecanismos para transformarmos a igualdade de direito em igualdade de fato”, ressalta Catarina.
Maria de Lourdes Rodrigues, coordenadora da Diversidade da Secretaria de Políticas para as Mulheres, fala na grande contribuição que o prêmio traz para a sociedade, “Este concurso estimula, indaga, provoca na sociedade a reflexão pela igualdade entre homens e mulheres; e busca a formação de cidadãos comprometidos com valores de respeito ao próximo e o entendimento que somos diferentes biologicamente, mas não desiguais”, destaca.
“É com satisfação que nós da Secretaria da Assistência Social e Cidadania, juntamente com nossa Diretoria de Políticas Públicas para as Mulheres, estaremos sempre abertos e engajados na busca pelo fim da desigualdade em todos os seus aspectos. E digo que o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, em sua 8ª edição, é o momento em que a produção científica se transforma em uma ferramenta ímpar para a promoção da igualdade de gênero”, finaliza Thiago Alves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário