terça-feira, 30 de outubro de 2012

Coréia do Sul auxilia no desenvolvimento de ZPEs brasileiras

Os sul-coreanos possuem mais de 30 anos de experiência na gestão de Zonas de Livre Comércio.

Larissa Gomes/Ccom
Comitiva brasileira visita Coréia do Sul (Foto:Ascom ZPE)
A viagem à Coréia do Sul feita por uma comitiva brasileira rendeu bons resultados para a implantação das Zonas de Processamento de Exportação no Brasil. O grupo trocou informações e experiências com os sul-coreanos que possuem mais de 30 anos de experiência na gestão de Zonas de Livre Comércio.
A missão foi chefiada pelo secretário executivo do Conselho Nacional de ZPEs, Gustavo Sabóia, e dela também participaram os representantes das administradoras das ZPE de Pecém (CE), Senador Guiomard (AC), Parnaíba (PI), Bataguassu (MS) e Suape (PE). A comitiva brasileira apresentou aos coreanos o avanço da implantação de cinco ZPEs brasileiras.
De acordo com o presidente da ZPE Parnaíba, Mirocles Veras, a viagem foi muito proveitosa, pois a equipe pode conhecer de perto a experiência exitosa na Coréia do Sul. “Durante a viagem conhecemos importantes distritos industriais, conversamos com empresários e consultores, e assistimos uma apresentação prévia do documento que está em elaboração pelos técnicos sul-coreanos. Todo esse conhecimento será usado para desenvolver a ZPE Parnaíba”, destacou.
A viagem da delegação brasileira faz parte de um programa de compartilhamento de informação firmado pelo Instituto Coreano para o Desenvolvimento - Korea Development Institute (KDI) - com o Governo do Brasil, no qual o governo coreano compartilha sua experiência na política de desenvolvimento de Zonas Econômicas Especiais (ZEE). Após a conclusão do documento, os governos brasileiro e sul-coreano irão trabalhar na atração e investimento de empresas coreanas nas ZPEs brasileiras.
A previsão é que até o fim de 2012, o documento elaborado pelo KDI esteja pronto. Para Mirocles Veras essa cooperação servirá como orientação para um plano diretor das ZPEs brasileiras. “O momento é oportuno para a aproximação desses dois mercados. Estamos satisfeitos e confiantes que essa parceria alcançará os resultados desejados”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário