quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Hospital Universitário já esta em pleno funcionamento

O reitor Luís de Sousa Júnior (Foto: Efrém Ribeiro)

Após 23 anos de construção, o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) vai ser inaugurado e começa a funcionar nesta quarta-feira.
O reitor da Universidade Federal do Piauí, Luiz dos Santos Júnior, afirmou que a partir desta quarta o Hospital Universitário estará de portas abertas para prestar seus primeiros serviços. Segundo ele, o Hospital Universitário vai começar seu trabalho com atenção à saúde com seis cuidados como a saúde da mulher, tratamento de cabeça e pescoço, do sistema urinário, do sistema digestivo, do sistema cardiovascular, e atendimento cirúrgico.
“Essas são as primeiras clínicas que vão funcionar”, declarou o reitor Luiz dos Santos Júnior.
Serão f eitas pequenas cirurgias, com três salas cirúrgicas para pequenas cirurgias, nos casos em que os pacientes não irão pernoitar no hospital. Ele irá embora ao final do dia.
O HU vai começar a funcionar com 50 leitos. Os leitos serão para patologias clínicas. Segundo o reitor, a boa notícia é que o Hospital Universitário vai fazer diagnóstico desde exames laboratoriais, com laboratórios de análises clínicas como também vai começar a funcionar um setor de anatomia patológica, que é essencial em um Hospital-Escola.
“Nós vamos começar a partir desta quarta-feira esse serviço de anatomia patológica, como também outros serviços de imagens, o cuidado com o coração como eletrocardiograma, holter, mapa.
“É um tipo de trabalho a que o paciente do SUS (Sistema Único de Saúde) não tinha acesso a esse tipo de serviço e vai ter.
Em dezembro, o Hospital Universitário vai abrir mais 50 leitos.
“Pelo planejamento, os leitos seriam disponibilizados paulatinamente”, declarou o reitor Luiz dos Santos Júnior.
O HU tem 300 leitos. Serão disponibilizados 50 leitos a partir desta quarta, 50 leitos em dezembro. “Esses 50 leitos vão atender a média e pequena complexidade. A partir de dezembro, o Hospital Universitário vai atender a alta complexidade”, falou o reitor.
Em dezembro é que começam a funcionar os leitos das UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo), a Unidade Coronariana, a Hemodinâmica e isso está sendo pensado para o o Hospital Universitário possa atender na melhor maneira possível.
Luiz dos Santos Júnior afirmou que a outra boa notícia é de que a partir deste mês vai ser publicado o edital do concurso para 1,400 vagas no Hospital Universitário.
Irão trabalhar 500 servidores no Hospital Universitário, dentre médicos, enfermeiros e auxiliares, além da parte administrativa, que fica com 20% do total. O restante é da área de saúde. Os servidores que foram aprovados no concurso provisório assumiram, seus cargos na terça-feira e foram treinadas.
Os pacientes do Hospital Universitário terão acesso aos serviços do estabelecimento pelo Sistema de Marcação de Consultas do SUS (Sistema Único de Saúde das Redes Estadual e Municipal de Saúde.
“Nós vamos receber esse paciente e temos um Posto de Marcação de Consultas dentro do hospital.
O paciente dentro do hospital não vai precisar percorrer outras clínicas e outros tipos de exames para a marcação original. Ele faz a marcação de consulta, é encaminhado e dentro do hospital nós temos um Posto de Marcação de Consultas para caso precise de outros exames ou outros profissionais e consultas, não vai precisar voltar no bairro ou na localidade onde fez a primeira marcação. Dentro do hospital, ele terá um Posto para Marcação de Consultas”, declarou o reitor Luiz dos Santos Júnior ( MN )

Nenhum comentário:

Postar um comentário