Veja o perfil dos deputados e senadores que foram selecionados para receber, na noite desta quinta-feira, o Prêmio Congresso em Foco. Classificação final só será divulgada durante a premiação
Eles, desde já, estão premiados. São os 50 deputados e senadores que foram escolhidos pelos jornalistas que cobrem o Parlamento como os melhores representantes da população em 2012. Durante o segundo semestre, eles disputaram a preferência do público, na votação pela internet que define a colocação de cada um na lista. Independentemente dessa colocação, porém, eles já podem ser considerados os parlamentares que fizeram a diferença este ano. E, assim, na noite de quinta-feira (8), no Unique Palace, em Brasília, receberão o Prêmio Congresso em Foco. O Congresso em Foco apresenta agora o perfil dos deputados e senadores que fazem parte desse seleto grupo.
Outros nomes se juntarão a essa lista, por escolha do público, em votação na internet. O público também decide a classificação final dos premiados, definindo assim o prêmio que caberá a cada um. Há troféus para os primeiros colocados e certificados para os homenageados. O mistério, porém, só será desfeito na festa de premiação, quando será divulgada a ordem final de classificação e os nomes incluídos na votação feita pela internet.
Tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco
Participaram da primeira fase de votação 186 jornalistas que acompanham as atividades do Congresso. Os nomes dos indicados foram submetidos à votação na internet entre os dias 13 de agosto e 15 de outubro. Ao votar, o internauta podia incluir um nome à lista, em cada uma das 11 categorias – além de melhor deputado e senador, há outras nove categorias especiais. Em cada uma das categorias, o nome mais votado pela internet se somará à relação dos premiados.
Outra novidade desta edição foi o veto à indicação de parlamentares que respondem a acusações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF), a processo nos conselhos de ética da Câmara ou do Senado ou que são alvos de denúncias de violação aos direitos humanos.
O prêmio
Em sua sétima edição, o Prêmio Congresso em Foco tem como objetivo estimular o cidadão eleitor a seguir de perto, e de modo permanente, as atividades do Legislativo. A ideia é fiscalizar e acompanhar tanto para dar puxões de orelhas na maioria que nos decepciona na arena legislativa, mas também para valorizar quem sabe honrar o voto que recebeu nas urnas.
O Prêmio Congresso em Foco 2012 tem o patrocínio da Ambev, da Petrobras e da Souza Cruz, e o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).
Também apoiam o projeto a Federação Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) e a União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar) e a agência de comunicação Inpress Oficina.
A iniciativa tem ainda o apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, da Agência Radioweb, da Fábrica de Ideias e da ONG carioca A Voz do Cidadão, que mantém programa de mesmo nome na Rede CBN de Rádio.
Os perfis dos melhores senadores
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP)
Natural de São José do Rio Preto (SP), 67 anos, está em seu primeiro mandato no Senado. Começou sua militância política no combate à ditadura militar. Perseguido, exilou-se na França, de onde retornou em 1979. Foi deputado estadual e federal, vice-governador, secretário estadual, ministro da Justiça e secretário-geral da Presidência no governo Fernando Henrique Cardoso. É o senador eleito com a maior votação da história do país, com 11,2 milhões de votos. No Senado, foi relator do projeto que criou a Comissão da Verdade. Também é destaque na Segurança Jurídica e no Desenvolvimento Econômico.
Ana Amélia (PP-RS)
Gaúcha de Lagoa Vermelha, tem 67 anos e exerce o primeiro mandato eletivo. Primeira mulher a comentar economia na TV brasileira, tornou-se conhecida por seu trabalho como jornalista no Grupo RBS. Apesar de seu partido fazer parte da base de sustentação do governo Dilma Rousseff, mantém postura de independência em relação ao Palácio do Planalto. No Senado, tem atuação voltada para as questões econômicas e a defesa do agronegócio. Pela segunda vez entre os melhores senadores, é destaque este ano também na Defesa da Previdência e dos Servidores Públicos e na Defesa dos Consumidores.
Cristovam Buarque (PDT-DF)
Recifense, 68 anos, está no segundo mandato no Senado. Engenheiro mecânico, fez doutorado em Economia na Universidade de Sorbonne, em Paris, onde se exilou durante a ditadura. Foi chefe de projetos para a América Latina no Banco Mundial (BID) e reitor da Universidade de Brasília (UnB). Como governador pelo PT, instituiu o Bolsa-Escola. Foi o primeiro ministro da Educação do governo Lula. Já pelo PDT, disputou a Presidência da República em 2006. Foi considerado o melhor senador pelos internautas quatro vezes. É destaque também na Defesa da Inovação Tecnológica.
Eduardo Suplicy (PT-SP)
Paulistano, 71 anos, exerce o terceiro mandato no Senado. É professor universitário, economista e administrador de empresas. Tem pós-doutorado em Economia pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Foi deputado estadual e federal antes de se tornar o primeiro senador eleito pelo PT em 1990. Tem como principal bandeira política a expansão do Programa Renda Básica de Cidadania, previsto em lei de sua autoria. Na crise do mensalão, em 2005, apoiou a criação da CPI dos Correios. Recebeu o Prêmio Congresso em Foco em todas as suas edições. Também é destaque na Defesa da Democracia.
Paulo Paim (PT-RS)
Natural de Caxias do Sul (RS), 62 anos, é metalúrgico e sindicalista. No Congresso, é reconhecido pela atuação em favor do aumento real do salário mínimo, dos aposentados, da população negra e dos excluídos em geral. Ex-deputado federal, é autor dos Estatutos do Idoso, da Igualdade Racial e da Pessoa com Deficiência. Recebe o Prêmio Congresso em Foco pela sexta vez. É destaque este ano também na Defesa dos Consumidores e na Defesa da Previdência e dos Servidores Públicos. Foi o mais votado pelos internautas, em 2011, nas categorias Defesa dos Consumidores e Defesa da Saúde.
Pedro Simon (PMDB-RS)
Nasceu em Caxias do Sul (RS), tem 82 anos e está no quarto mandato no Senado. Advogado criminalista e professor universitário, foi vereador, deputado estadual, ministro da Agricultura e governador. Coordenou nacionalmente o movimento Diretas Já. Teve atuação destacada nas CPIs do PC e dos Anões do Orçamento e foi líder do governo Itamar Franco no Senado. Desde então, tem se posicionado com independência em relação aos sucessivos governos. Contemplado com o Prêmio Congresso em Foco em todas as suas sete edições. É destaque na Defesa da Segurança Jurídica e Cidadania e na Defesa da Democracia.
Pedro Taques (PDT-MT)
Natural de Cuiabá, tem 44 anos e está em seu primeiro mandato eletivo. Ex-procurador da República, tornou-se conhecido por sua atuação contra o crime organizado e os esquemas de lavagem de dinheiro. Apesar de ser de um partido da base aliada, mantém independência em relação ao governo. É titular da CPI do Cachoeira. Na Comissão de Constituição e Justiça, relatou a favor da cassação de Demóstenes Torres (GO) por quebra de decoro parlamentar. É destaque na Defesa da Democracia, na Defesa da Segurança Jurídica e da Cidadania e no Combate ao Crime Organizado.
Randolfe Rodrigues (Psol-AP)
Pernambucano de Garanhuns, tem 40 anos. Professor universitário, historiador e bacharel em Direito, com mestrado em Políticas Públicas, é o mais jovem senador do país. Começou sua militância política no movimento estudantil. Foi deputado estadual duas vezes pelo PT. No Senado, presidiu a CPI do Ecad e foi o autor da representação que resultou na cassação do mandato do senador Demóstenes Torres. Entre os melhores senadores pelo segundo ano, é destaque em outras quatro categorias: Parlamentar de Futuro, Combate ao Crime Organizado, Defesa da Democracia, e da Segurança Jurídica e Cidadania.
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF)
Carioca, 53 anos, exerce o primeiro mandato de senador. É formado em História e funcionário efetivo do Senado. Foi deputado distrital e federal e secretário de Turismo do Distrito Federal. Também foi secretário de Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia. Preside a Comissão de Meio Ambiente e Fiscalização e conduz as discussões sobre a reformulação do Código de Defesa dos Consumidores. Recebe o Prêmio Congresso em Foco pelo quinto ano consecutivo. Destaque na Defesa dos Consumidores pela segunda vez, também concorre na Defesa da Inovação Tecnológica.
Walter Pinheiro (PT-BA)
Nasceu em Salvador, tem 53 anos e está em seu primeiro mandato no Senado. Técnico em Telecomunicações, começou sua trajetória política no sindicalismo. Foi presidente do Sindicato dos Telefônicos (Sinttel) na Bahia e dirigente da Central Única dos Trabalhadores. Vereador em Salvador, elegeu-se deputado federal em 1994. Na Câmara, liderou a bancada do PT e presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia. Antes de chegar ao Senado, foi secretário estadual de Planejamento da Bahia em 2009. É o atual líder do PT no Senado. Também é destaque na Defesa da Inovação Tecnológica.
Os perfis dos melhores deputados
ACM Neto (DEM-BA)
Natural de Salvador, 33 anos, advogado, exerce seu terceiro mandato na Câmara. Elegeu-se prefeito de Salvador no último dia 28 de outubro. Neto do falecido ex-senador Antônio Carlos Magalhães, destacou-se como uma das principais vozes da oposição na crise do mensalão. Foi um dos sub-relatores da CPI dos Correios. Acumulou a 2ª-vice-presidência e a corregedoria da Câmara em 2009 e 2010. Lidera a bancada do Democratas na Câmara pela terceira vez. Figura entre os contemplados pelo Prêmio Congresso em Foco pela quarta vez (2007, 2009, 2011 e 2012). Também é destaque na categoria Parlamentar de Futuro.
Alessandro Molon (PT-RJ)
Mineiro de Belo Horizonte, tem 41 anos e está no primeiro mandato federal. Professor de Direito da PUC-RJ, é advogado e bacharel em História, área na qual fez mestrado. Foi deputado estadual. Coordena a comissão externa sobre o legado da Copa e dos Jogos Olímpicos para o Rio e região. Foi o parlamentar mais votado pelos internautas na Defesa da Segurança Jurídica ano passado. Além de ser indicado entre os melhores deputados este ano, também é destaque na Defesa da Inovação Tecnológica e no Combate ao Crime Organizado.
Alfredo Sirkis (PV-RJ)
Carioca, 61 anos, jornalista, exerce seu primeiro mandato na Câmara. Um dos fundadores do Partido Verde no Brasil, foi presidente nacional do PV e vereador no Rio. Começou sua militância política ainda na adolescência, participando ativamente de ações contra a ditadura, inclusive na luta armada. Exilou-se na Argentina, no Chile, na Suécia e em Portugal. Candidatou-se à Presidência da República em 1998 e foi um dos artífices da candidatura de Marina Silva (PV) à Presidência da República em 2010. Está entre os melhores parlamentares pelo segundo ano consecutivo.
Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP)
Natural de Piracicaba (SP), tem 66 anos e está no sexto mandato na Câmara. Formado em Agronomia e Direito, é professor universitário licenciado. Comandou a prefeitura de Piracicaba entre 1993 e 1996 e foi secretário estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras de São Paulo. É autor do projeto que resultou na Lei Complementar 128/08, que criou a figura do Microempreendedor Individual (MEI). Entre 2005 e 2006, presidiu a CPI da Biopirataria. Contemplado pela primeira vez com o Prêmio Congresso em Foco.
Benedita da Silva (PT-RJ)
Carioca, tem 70 anos e está em seu terceiro mandato na Câmara. Formada em Estudos Sociais e Serviço Social, foi a primeira mulher negra a conquistar uma cadeira no Senado, em 1994. Começou sua militância política na Associação das Favelas do Estado do Rio de Janeiro. Eleita vice-governadora em 1998, comandou o estado por nove meses em 2002. Foi ministra da Assistência Social no governo Lula e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos no governo Sérgio Cabral (PMDB) no Rio de Janeiro. Figura pela primeira vez na lista dos melhores parlamentares feita pelos jornalistas.
Bruno Araújo (PSDB-PE)
Nasceu em Recife, tem 40 anos e está em seu segundo mandato na Câmara. Advogado formado pela Faculdade de Direito de Recife (UFPE) e doutorando em Ciências Jurídicas, foi deputado estadual antes de chegar à Câmara, em 2007. Na Assembleia Legislativa, atuou como líder do governo Jarbas Vasconcelos (PMDB). Como deputado federal, foi relator-geral de receita da proposta orçamentária de 2011 e presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia. É líder do PSDB na Câmara. Contemplado com o Prêmio Congresso em Foco pela primeira vez.
Carlos Sampaio (PSDB-SP)
Nascido em Campinas (SP), tem 49 anos e está no terceiro mandato na Câmara. Promotor de Justiça, licenciou-se do Ministério Público Estadual para ingressar na política em 1992. Foi vereador em sua cidade natal e deputado estadual. Como relator no Conselho de Ética, recomendou a cassação de dois deputados por quebra de decoro parlamentar: Pedro Corrêa (PP-PE), em 2005, e Jaqueline Roriz (PMN-DF), em 2011. A deputada acabou absolvida pelo plenário. É titular da CPI do Cachoeira. Está entre os parlamentares premiados pelo segundo ano consecutivo.
Chico Alencar (Psol-RJ)
Carioca, 63 anos, está no terceiro mandato na Câmara. Começou sua trajetória política nos movimentos sociais. Mestre em Educação, é professor licenciado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Deixou o PT, pelo qual foi vereador e deputado estadual, na crise do mensalão. Tem discurso pautado pela defesa da ética e pelo combate às desigualdades sociais. Líder do Psol na Câmara, foi considerado o melhor deputado pelos jornalistas nos últimos quatro anos. Venceu a votação na internet em 2010 e 2011. Ainda no ano passado, conquistou a categoria Defesa da Democracia e da Cidadania.
Domingos Dutra (PT-MA)
Natural de Buriti (MA), tem 56 anos e está no terceiro mandato na Câmara. Advogado, começou sua trajetória política como vereador em São Luís, em 1989. Em 1995, tornou-se o primeiro descendente de quilombola a assumir uma cadeira no Congresso. Foi vice-prefeito da capital maranhense na gestão Jackson Lago (PDT). Adversário histórico da família Sarney, fez greve de fome contra a decisão do PT de apoiar a reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB) em 2010. Preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Está entre os melhores parlamentares pelo terceiro ano consecutivo.
Dr. Rosinha (PT-PR)
Nasceu em Rolândia (PR) há 62 anos e está em seu quarto mandato na Câmara. É médico pediatra com especialização em Saúde Pública e Medicina do Trabalho. Presidiu a Associação dos Servidores Municipais de Curitiba, foi vereador e deputado estadual. Tem entre suas bandeiras políticas a luta contra a terceirização dos serviços públicos, a valorização dos servidores e a ampliação das fontes de recursos para a saúde pública. Presidiu o Parlamento do Mercosul (Parlasul). Recebe o Prêmio Congresso em Foco pelo quinto ano consecutivo. Pela terceira vez, é destaque na Defesa da Saúde.
Henrique Fontana (PT-RS)
Natural de Porto Alegre, 52 anos, exerce o quarto mandato de deputado. Formado em Administração de Empresas e Medicina, foi vereador e secretário de Saúde na gestão de Raul Pont (PT) na capital gaúcha. De 2008 a 2010, foi líder do governo na Câmara e articulou a aprovação de projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Minha Casa, Minha Vida. Como relator, apresentou em 2011 uma proposta de reforma política, que ainda aguarda votação pela comissão especial. Figura entre os melhores parlamentares pelo sexto ano.
Ivan Valente (Psol-SP)
Paulistano, 66 anos, exerce o quinto mandato na Câmara. Professor, engenheiro e matemático, começou sua militância no movimento estudantil. Perseguido, preso e torturado na ditadura militar, ajudou a fundar o Comitê Brasileiro pela Anistia em São Paulo. Foi deputado estadual. Em 2005, trocou o PT pelo Psol após ser punido pelo partido por ter votado contra a reforma da Previdência defendida pelo governo Lula. Destacou-se como um dos principais aliados dos ambientalistas nas discussões do Código Florestal. Recebe o prêmio pela sexta vez. Foi um dos destaques na Defesa dos Consumidores em 2011.
Jandira Feghali (PCdoB-RJ)
Curitibana, 55 anos, exerce seu quinto mandato de deputada. É médica especialista em Cardiopediatria. Foi presidente da Associação de Médicos Residentes do estado do Rio e da Associação Nacional dos Médicos Residentes e diretora do Sindicato dos Médicos. Ex-deputada estadual, foi secretária municipal de Cultura do Rio e de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Niterói. Preside a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura. Escolhida entre os melhores parlamentares pelo segundo ano seguido.
Jean Wyllys (Psol-RJ)
Baiano de Alagoinhas, 38 anos, exerce seu primeiro mandato eletivo. Professor universitário e jornalista, tem mestrado em Letras e Linguística. Começou sua militância nas comunidades eclesiais de base da Igreja Católica. É o primeiro parlamentar homossexual assumido a se eleger defendendo a causa LGBT. Em 2005, foi o vencedor do reality show Big Brother Brasil, da TV Globo. Na Câmara, tem se destacado na defesa dos direitos dos homossexuais e na luta contra a homofobia. Entre os melhores parlamentares pelo segundo ano, também é destaque na categoria Parlamentar de Futuro pela segunda vez.
Luiz Couto (PT-PB)
Natural de Soledade (PB), tem 67 anos e está no seu terceiro mandato na Câmara. Padre identificado com a chamada Teologia da Libertação, é professor licenciado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na Câmara, como relator da CPI dos Grupos de Extermínio no Nordeste, recomendou o indiciamento de cerca de 300 pessoas, entre políticos, juízes, policiais e promotores em 2005. Jurado de morte por grupos de extermínio, circula com proteção especial da Polícia Federal. Indicado entre os melhores parlamentares pelos jornalistas pela segunda vez.
Luiza Erundina (PSB-SP)
Paraibana de Uiraúna, tem 78 anos e está no quarto mandato federal. Graduada em Serviço Social, com mestrado em Ciências Sociais, é professora universitária. Após ser vereadora e deputada estadual, tornou-se a primeira mulher a comandar a prefeitura de São Paulo, em 1989. Sempre pelo PT. Em 1993, licenciou-se do partido para ser ministra da Administração do governo Itamar Franco. Filiada ao PSB desde 1997, é uma das principais defensoras no Congresso da democratização dos meios de comunicação. Incluída entre os melhores parlamentares em todas as edições do Prêmio Congresso em Foco.
Manuela D’Ávila (PCdoB-RS)
Natural de Porto Alegre, tem 31 anos e está no segundo mandato na Câmara. É formada em Jornalismo. Foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Chegou à Câmara aos 25 anos de idade, após ter sido vereadora na capital gaúcha. Na Casa, relatou projetos como a Lei dos Estágios, o Estatuto da Juventude e o Vale-Cultura. Presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Recebe o Prêmio Congresso em Foco pelo quarto ano consecutivo. Foi considerada a melhor deputada pelos internautas em 2009. Pelo segundo ano, é destaque na categoria Parlamentar de Futuro.
Mara Gabrilli (PSDB-SP)
Paulistana, 45 anos, está no primeiro mandato na Câmara. É publicitária e psicóloga. Foi vereadora e a primeira secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo. É tetraplégica desde 1994, vítima de um acidente automobilístico. Três anos depois, fundou um instituto voltado para pessoas com deficiência que apóia atletas e fomenta pesquisas científicas e projetos culturais. É uma das coordenadoras da Frente Parlamentar Mista de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Congresso. Indicada pelos jornalistas entre os melhores parlamentares pelo segundo ano.
Miro Texeira (PDT-RJ)
Carioca, 67 anos, está no décimo mandato na Câmara. Advogado e jornalista, começou sua vida política no antigo MDB. Em 2002, contrariou a orientação do PDT, que apoiava Ciro Gomes, e apoiou a candidatura de Lula à Presidência. Com a decisão do partido de se opor ao governo do petista, deixou o partido e só regressou quando o PDT voltou a fazer parte da base aliada. Foi ministro das Comunicações e líder do governo Lula na Câmara. É titular da CPI do Cachoeira. Recebe o Prêmio Congresso em Foco pela sexta vez. É destaque na Defesa da Democracia e na Defesa da Segurança Jurídica e da Cidadania.
Paulo Teixeira (PT-SP)
Paulista de Águas da Prata, 50 anos, é vice-presidente da CPI do Cachoeira. Está no segundo mandato como deputado federal. Antes, foi vereador em São Paulo e deputado estadual. É formado em Direito pela USP e tem mestrado em Direito Constitucional. Foi subprefeito de São Miguel Paulista na gestão da ex-prefeita Luiza Erundina em São Paulo. Na administração de Marta Suplicy, comandou a secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano e dirigiu a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab). Foi líder do PT no ano passado. Contemplado com o prêmio pela segunda vez.
Reguffe (PDT-DF)
Carioca, 40 anos, está no primeiro mandato na Câmara. É formado em Economia e Jornalismo. Foi eleito deputado federal com a maior votação proporcional do país (19% dos votos válidos). Assim como fizera na Câmara Legislativa, abriu mão no Congresso dos vencimentos extras ao salário e reduziu o número de assessores em seu gabinete. Foi selecionado entre os melhores parlamentares pelo segundo ano consecutivo. Também pela segunda vez é destaque nas categorias Defesa dos Consumidores e Parlamentar de Futuro.
Rebecca Garcia (PP-AM)
Natural de Manaus, exerce seu segundo mandato na Câmara aos 39 anos. Formada em Economia pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, trabalhou em instituições financeiras e dirigiu o grupo de comunicação da família. Fundou a ONG Maria Bonita, que presta auxílio jurídico a mulheres vítimas de violência e discriminação em Manaus. É a atual vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e uma das coordenadores da Frente Parlamentar em Defesa das Ciclovias. Contemplada pela primeira vez com o Prêmio Congresso em Foco.
Ronaldo Caiado (DEM-GO)
Natural de Anápolis (GO), 63 anos, está no quinto mandato na Câmara. Médico ortopedista, é especialista em cirurgia da coluna. Fundador da União Democrática Ruralista (UDR), concorreu à Presidência da República em 1989. Na Câmara desde 1990, é um dos principais defensores do agronegócio no Congresso. Presidiu a Comissão de Agricultura e Pecuária e foi relator da Comissão Especial da Reforma Política. Em 2009, liderou a bancada do Democratas na Casa. É vice-líder do partido e secretário da Frente Parlamentar da Agropecuária. Indicado entre os melhores parlamentares pela terceira vez.
Tiririca (PR-SP)
Cearense de Itapipoca, tem 47 anos e exerce seu primeiro mandato eletivo. Humorista, ganhou projeção nacional no final da década de 1990 com a música Florentina de Jesus. Em 2010, tornou-se o primeiro palhaço a se eleger deputado no país, com 1,3 milhão de votos. Foi a maior votação entre todos os 513 parlamentares eleitos e a segunda maior da história. Na Câmara, tem atuação voltada para a defesa dos interesses da atividade circense. É titular da Comissão de Educação e Cultura e da Subcomissão Permanente de Cultura. Indicado pelos jornalistas entre os melhores parlamentares pela primeira vez.
Vicentinho (PT-SP)
Nascido em Santa Cruz (RN), tem 55 anos e está no terceiro mandato federal. Começou a carreira política no movimento sindical. Foi trabalhador rural e minerador. Presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos e a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Já adulto, completou seus estudos e formou-se em Direito. Em seu primeiro mandato, presidiu a Comissão Especial da Reforma Trabalhista, que acabou não sendo votada pela Câmara. Em 2011, relatou o projeto que reajustou o salário mínimo e criou uma política de aumento até 2014. É premiado pela segunda vez.
Os perfis dos indicados para as categorias especiais
Senadores
Armando Monteiro (PTB-PE)
Natural de Recife (PE), tem 60 anos e está no primeiro mandato no Senado. Descendente de uma tradicional família de políticos, usineiros e industriais de Pernambuco, foi deputado federal por três legislaturas. Presidiu a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Sesi e o Senai. Também foi presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional. É formado em Administração de Empresas e em Direito. Titular da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), é destaque na Defesa do Desenvolvimento Econômico.
Antônio Carlos Valadares (PSB-SE)
Nasceu em Simão Dias (SE), tem 69 anos e está no terceiro mandato no Senado. É advogado e químico. Foi prefeito, deputado estadual e federal, além de secretário de Educação e Cultura em Sergipe. Governou o estado por dois mandatos. É autor da Emenda Constitucional 64/2010, que torna o acesso à alimentação um direito constitucional e do projeto que resultou na Lei 12.683/12, que endurece a punição para o crime de lavagem de dinheiro. Como presidente do Conselho de Ética, conduziu o processo de cassação de Demóstenes Torres. É destaque no Combate ao Crime Organizado.
Delcídio do Amaral (PT-MS)
Natural de Corumbá (MS), 57 anos, é engenheiro eletricista. Engenheiro-chefe na construção da usina de Tucuruí, no Pará, foi diretor da Eletrosul e presidente do Conselho de Administração da Vale do Rio Doce. No final do governo Itamar Franco, assumiu o Ministério de Minas e Energia. Já no governo Fernando Henrique Cardoso, foi diretor de Gás e Energia da Petrobrás. Também foi secretário estadual em Mato Grosso do Sul. Presidiu a CPI dos Correios, que apurou o mensalão do PT. É presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). É destaque na Defesa do Desenvolvimento Econômico.
Eduardo Braga (PMDB-AM)
Natural de Belém (PA), tem 51 anos e exerce seu primeiro mandato no Senado. É engenheiro eletricista formado. Foi vereador, deputado estadual e federal, vice-prefeito e prefeito da capital amazonense. Governou o estado por dois mandatos consecutivos (2003-2010). No Senado, relatou a Medida Provisória 568/12, que reajustou os salários de quase 700 mil servidores públicos, e preside a Comissão de Ciência e Tecnologia. Em março deste ano, assumiu a liderança do governo na Casa. É destaque na Defesa da Inovação Tecnológica.
Francisco Dornelles (PP-RJ), senador, defesa do desenvolvimento econômico
Mineiro de Belo Horizonte, tem 77 anos e é doutor em Direito Financeiro. Foi procurador-geral da Fazenda, secretário da Receita Federal, ministro da Fazenda, da Indústria e Comércio e do Trabalho. No ano passado, presidiu a comissão especial da Casa que elaborou uma proposta de reforma política. Ainda em 2011, foi relator e um dos principais articuladores da aprovação do projeto que instituiu a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. É presidente nacional do PP e líder da bancada no Senado. Destaque na Defesa do Desenvolvimento Econômico.
Humberto Costa (PT-PE)
Nasceu em Campinas (SP), tem 55 anos e está em seu primeiro mandato no Senado. É jornalista e médico pós-graduado em Medicina Geral Comunitária, Clínica Médica e Psiquiatria. Elegeu-se deputado federal em 1994. Em 2001, assumiu a secretaria municipal de Saúde na primeira gestão do prefeito de Recife João Paulo Lima (PT). Tornou-se ministro da Saúde de Lula. Depois, foi secretário estadual de Cidades. Como relator no Conselho de Ética, recomendou este ano a cassação do senador Demóstenes Torres. É destaque na Defesa da Saúde pela segunda vez.
Paulo Davim (PV-RN)
Nascido em Natal em 1959, é médico cardiologista e intensivista. Assumiu seu primeiro cargo eletivo em 2002 como deputado estadual pelo PT. Foi diretor do Sindicato dos Médicos, presidente da Associação Médica do Rio Grande do Norte e da Sociedade Norte-rio-grandense de Terapia Intensiva, além de vice-presidente da Associação Médica Brasileira. Suplente, assumiu a vaga no Senado em fevereiro de 2011, quando o senador Garibaldi Filho (PMDB-RN) se licenciou para assumir o Ministério da Previdência Social. Destaque na Defesa da Saúde.
Deputados
Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP)
Paulistano, 66 anos, exerce o sétimo mandato na Câmara. Advogado, contabilista e radialista, foi secretário de Esportes e de Governo da cidade de São Paulo. Presidiu a Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Social. É autor da proposta de emenda à Constituição (PEC 300/2008) que estabelece piso nacional para policiais e bombeiros militares. Foi um dos relatores da Emenda Constitucional 70/2012, que assegura ao funcionário público direito à aposentadoria integral em caso de invalidez. É destaque na Defesa da Previdência Social e dos servidores públicos.
Cláudio Puty (PT-PA)
Natural de Belém (PA), tem 42 anos e está em seu primeiro mandato na Câmara. Economista, é mestre pela Universidade de Tsukuba, no Japão, e Ph.D pela New School for Social Research, nos Estados Unidos. Foi secretário de Governo e chefe da Casa Civil da ex-governadora Ana Júlia (PT) e também presidente do Conselho de Administração do Banco do Estado do Pará. Na Câmara, presidiu a Comissão de Finanças e Tributação. Posicionou-se contra a divisão do estado no plebiscito que tratava do assunto em 2011. É presidente da CPI do Trabalho Escravo. Destaque na Defesa do Desenvolvimento Econômico.
Chico Lopes (PCdoB-CE)
Nascido em Teresina (PI), tem 73 anos e está em seu segundo mandato na Câmara. É auditor-fiscal aposentado e professor da rede estadual. É filiado ao PCdoB desde 1968, quando o partido ainda atuava na clandestinidade. Durante a ditadura militar, foi preso e torturado. Antes de chegar à Câmara, em 2007, foi vereador em Fortaleza e deputado estadual. Preside a Comissão Especial para Acompanhamento da Aplicação das Leis de Anistia e é titular da Comissão de Defesa do Consumidor. Destaque na Defesa dos Consumidores.
Darcísio Perondi (PMDB-RS)
Gaúcho de Ijuí, tem 65 anos e exerce o quinto mandato na Câmara. É médico especializado em puericultura e pediatria. Dirigiu a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul e foi vice-presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Brasil (AMB). No Congresso, coordena a Frente Parlamentar da Saúde. Em 2004, relatou o projeto da Lei de Biossegurança, que liberou estudos com as células-tronco embrionárias e a produção de alimentos transgênicos. É destaque na Defesa da Saúde pelo segundo ano consecutivo.
Fernando Francischini (PEN-PR)
Natural de Londrina (PR), 42 anos, exerce seu primeiro cargo eletivo. É delegado federal. Foi oficial do Exército e da Polícia Militar do Paraná e chefiou o setor de Análise de Informações sobre Drogas e Terrorismo da Interpol. Também foi secretário municipal Antidrogas de Curitiba. Titular da CPI do Cachoeira até julho, deixou a comissão ao trocar o PSDB pelo recém-criado Partido Ecológico Nacional (PEN). É vice-presidente da CPI do Tráfico de Pessoas no Brasil. É destaque no Combate ao Crime Organizado.
João Dado (PDT-SP)
Natural de São José do Rio Preto (SP), 57 anos, está no quarto mandato na Câmara. É formado em Engenharia Civil e Ciências Contábeis. Presidiu o Sindicato e a Associação dos Agentes Fiscais de Rendas de São Paulo (Sinafresp e Afresp), além da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). É coordenador-geral da Frente Parlamentar de Apoio às Entidades de Promoção da Integração ao Mercado de Trabalho. Destaque na Defesa dos Servidores Públicos e da Previdência Social.
Marcus Pestana (PSDB-MG)
Mineiro de Juiz de Fora, 52 anos, está no primeiro mandato da Câmara. É economista. Foi vereador em sua cidade natal, deputado estadual, secretário estadual de Planejamento, chefe de gabinete do Ministério das Comunicações e secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente. Comandou a Secretaria Estadual da Saúde de Minas entre 2003 e 2010 e presidiu o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) entre 2005 e 2006. É vice-presidente da Frente Parlamentar da Saúde. Escolhidos pelos jornalistas como um dos mais atuantes na defesa da Saúde.
Paulo Rubem Santiago (PDT-PE)
Carioca, 57 anos, está no terceiro mandato na Câmara. Formado em Educação Física, é professor universitário. Foi um dos fundadores do PT no estado e integrou a diretoria de associações de docentes. Na Câmara desde 2003, tem atuação voltada para a defesa da educação e o combate à corrupção. Trocou o PT pelo PDT em 2007. Foi relator setorial de financiamento na Comissão Especial do Novo Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020). É secretário-geral da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção. Destaque na Defesa da Previdência Social e dos Servidores Públicos.



















































Nenhum comentário:
Postar um comentário