segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

A festa dos católicos em Icó é histórica, com 263 anos de devoção e considerada uma das maiores do Ceará

Icó Católicos desta cidade, localizada na região Centro-Sul, e devotos oriundos de outros municípios do Ceará e de Estados vizinhos, vivem a expectativa de participação, amanhã, do encerramento dos festejos em louvor ao Senhor do Bonfim (Jesus Crucificado). A partir das 17 horas começa a tradicional procissão pelas ruas do centro histórico. Cerca de 20 mil fiéis devem participar da caminhada. A festa é histórica, com 263 anos de devoção e é considerada uma das maiores do Ceará.

Católicos da cidade de Icó e devotos oriundos de outros municípios do Ceará e de Estados vizinhos vivem a expectativa do fim dos festejos fotos: Honório Barbosa

Hoje à noite, acontece a última noite de novena. Encerrando o ciclo de preparação para a Festa do Senhor do Bonfim amanhã. "O novenário é um momento de preparação, reflexão sobre os ensinamentos de Jesus. É um verdadeiro retiro espiritual", assinalou o bispo emérito da Diocese de Iguatu, dom José Mauro Ramalho. "Tão importante, quanto participar das novenas é a presença dos devotos na missa e na procissão no dia da festa dedicada ao santo". Às 9 horas desta terça-feira será celebrada missa solene presidida pelo bispo da Diocese de Iguatu, dom João Costa.

Dezenas de voluntários, que formam a Guarda do Senhor do Bonfim, ornamentam e conduzem o andor com a imagem, que é uma relíquia histórica, oriunda de Portugal há mais de dois séculos e meio. Homens e mulheres, de forte fervor e devoção, que fazem proteção, evitando o acesso direto dos devotos no momento da caminhada. Eles insistem em tocar e beijar o santo.

A partir das 16 horas de amanhã, uma multidão estimada em 20 mil pessoas ocupa o Largo do Thebérge, centro histórico de Icó, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1997. Os devotos aguardam com ansiedade a saída da imagem do Senhor do Bonfim do santuário. Movidos pela fé e emoção, entoam cânticos, fazem orações, gritam viva e aplaudem Jesus.

Os devotos vão chegando e formam uma imensa fila que se arrasta pelas ruas largas e históricas da velha Icó. Na frente do cortejo religioso, os Irmãos do Santíssimo Sacramento e a Banda de Música do município. Atrás, o andor com a imagem de Jesus Cristo Crucificado. Muitos pagadores de promessa caminham descalços ou com pedras sobre a cabeça. A cor branca predomina nas vestimentas. Nas janelas dos casarões históricos, toalhas brancas, flores e imagens do Senhor do Bonfim. Os moradores vestem suas melhores roupas para assistir ao cortejo religioso. Depois de duas horas de procissão, ocorre a esperada queima de fogos. Dura cerca de cinco minutos e assinala a chegada da imagem ao altar em frente ao santuário. Os pagadores de promessa saem acompanhando a queima das bombas colocadas sobre o chão que vão explodindo em cadeia. Em seguida, ocorre a bênção do Santíssimo Sacramento no altar.

O novenário realizado no ano passado assinala um marco divisor na festividade em louvor ao Senhor do Bonfim, a partir da organização e de maior atenção dada ao aspecto litúrgico e espiritual, com a chegada de frades carmelitas, que assumiram a paróquia. "O número de participantes no novenário triplicou", comemora a professora e uma das organizadoras da festa, Eleneuda Souza. "O foco está na fé, na espiritualidade e os devotos estão mais entusiasmados".

O aspecto humano e atencioso dos frades carmelitas contribuiu para o crescimento da Festa do Senhor do Bonfim. "São quatro religiosos que encontram disposição e tempo para celebrar nas comunidades rurais e nos bairros mobilizando e atraindo os católicos", explicou Eleneuda Souza. "Desde o novenário do ano passado que Icó vivencia uma nova realidade religiosa".

Ontem, aconteceu após a novena, que teve como pregador o padre Anastácio Ferreira, o tradicional leilão. No sábado, houve missa solene às 17h30 para assinalar o primeiro aniversário de elevação à Santuário do Senhor do Bonfim. Depois, houve a novena que teve como pregador o padre João Batista Moreira, da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Acopiara. Hoje à noite, última novena, terá como pregador, o ex-pároco de Icó, Manoel Bonfim Soares.

Durante dez dias, os devotos homenageiam o santo. A demonstração de fé começa cedo. Diariamente, às 4h30 da madrugada os fiéis fazem caminhadas para os bairros. À noite, celebram novenas, cujos pregadores são padres convidados da Diocese de Iguatu.

Crescimento

O frade Rogério Severino de Lima, pároco de Icó, destacou o crescimento da festa a partir da busca pelo sagrado, da reflexão, do silêncio e da oração. "É um momento de grande vivência religiosa, da experiência da fé desse povo, de uma tradição de quase três séculos", observou. "A Festa do Senhor do Bonfim é um evento eminentemente religioso com enfoque nos temas da Igreja e na valorização do Evangelho. As pessoas participam rezando". A programação não inclui, portanto, shows profanos, de bandas de forró.

O casal de aposentados, Francisco Rodrigues e Maria Ribeiro, moradores do Rio Grande do Norte, há 25 anos participa do novenário e da tradicional caminhada de 1º de janeiro em louvor ao Senhor do Bonfim. "A gente sempre vem para uma noite de novena e para a procissão", disse Maria Ribeiro. "É uma forma de pagar promessa e agradecer a Jesus pela vida".

No próximo dia 6 de janeiro, os católicos do município voltam a se reunir para festejar a subida da imagem do Senhor do Bonfim ao altar principal. É mais um rito religioso marcado por intensa participação e queima de fogos.

Mais informações:
Santuário do Senhor do Bonfim
Centro Histórico de Icó
Telefone: (88) 3561. 1052

HONÓRIO BARBOSAREPÓRTER/Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário