sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Firmino prepara extinção e criação de novas secretarias

O prefeito eleito Firmino Filho (PSDB) vai encaminhar projeto à Câmara Municipa



O prefeito eleito Firmino Filho (PSDB) vai encaminhar projeto à Câmara Municipal, logo que tomar posse, em 1º de janeiro, propondo mudanças na estrutura administrativa da Prefeitura de Teresina. Ele pretende extinguir órgãos, fundir e desmembrar pastas e precisa da autorização da Câmara de Vereadores. O prefeito eleito ainda está estudando que mudanças serão efetivadas. Por isso, decidiu adiar o anúncio do secretariado e a realização da primeira reunião com toda a equipe, que estava marcada para hoje.
As mudanças objetivam, basicamente, enxugar a máquina administrativa e torná-la mais eficiente na execução dos serviços. Por enquanto, está definida mesmo a criação da Secretaria Municipal de Saúde e o desmembramento da Fundação Municipal de Saúde em Fundação de Ações Básicas de Saúde e Fundação Hospitalar. Os titulares das duas fundações que serão criadas e da Secretaria já foram anunciados. Porém, Firmino ainda não definiu os nomes de todos os membros do primeiro escalão e dos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura.
Ontem, ele anunciou, via Twitter, os nomes do líder sindical Celso Henrique para a Fundação Wall Ferraz, e da engenheira Márcia Andrade para a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste (SDU Sudeste). Ele também confirmou a assistente social Mauricéia Carneiro para a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas) (veja lista abaixo). Até ontem, o prefeito eleito havia divulgado o nome de 19 integrantes do futuro secretariado. Segundo a jornalista Claudia Brandão, futura secretária de Comunicação, o prefeito pretende fazer alterações em algumas secretarias e por isso precisa da autorização da Câmara de Vereadores de Teresina.
Estas mudanças, de acordo com a jornalista, se tratam de desmembramentos e/ou extinção de secretarias. "Firmino Filho não deixou claro o que pretende fazer, mas afirmou que vai precisar da Câmara para inserir algumas mudanças", disse Cláudia Brandão. Ela também informou que o prefeito eleito está pensando em transformar secretarias em autarquias, mudança que precisa da aprovação do Legislativo municipal. Segundo Claudia Brandão, o prefeito eleito ainda aguarda a resposta de alguns nomes que foram convidados e não confirmaram se aceitam ou não. "A lista aos poucos está sendo fechada. Firmino está conversando com todos", ressaltou a jornalista.
 Por conta da situação financeira, o futuro secretário de Planejamento, Washington Bonfim, foi a Brasília na quarta-feira para garantir recursos para obras que já estão em andamento. Cláudia Brandão informou que a visita de Washington Bonfim está sendo proveitosa. "Washington conseguiu obter um tratamento prioritário para o pagamento do rebaixamento da Higino Cunha (viaduto do cruzamento com a avenida Barão de Castello Branco), uma vez que até agora não há dinheiro no Orçamento Geral da União para a obra. A futura equipe precisa assegurar recursos, caso contrário a obra deve ficar pela metade", disse ela. ( Diário do Povo )

Nenhum comentário:

Postar um comentário