Antônio José de Oliveira Alves, participou da Campus Party, maior evento tecnológico do mundo
Jéssica Santos/ccom
Antônio José recebendo a premiação durante a Campus Party, em São Paulo (Foto:Divulgação)
O egresso do curso de Ciências da Computação da Universidade Estadual
do Piauí (Uespi), Antônio José de Oliveira Alves, conquistou o primeiro
lugar no Concurso de Robótica Livre, realizado durante o maior evento
tecnológico do mundo, o Campus Party.
O desafio era montar um robô do zero, que fosse capaz de navegar por um
labirinto e alcançar uma lâmpada que foi colocada ao final do percurso.
Segundo o campeão Antônio José, o melhor de alcançar essa vitória é o
investimento que pode vir para o Piauí na área de robótica. “O
organizador do evento quer fundar uma estação de robótica no Piauí, para
que, no futuro, o Estado sedie e organize competições. Então, esta é
uma vitória de todos nós”, destacou.
AJ, como é computacionalmente conhecido, é pesquisador do grupo Labiras
(Laboratory of Intelligent Robotics, Automation and Systems), onde
desenvolve pesquisa nos temas de Sistemas Inteligentes, Otimização e
Sistemas Elétricos de Potência. Ele é mestrando da Universidade Federal
do Piauí, sob a orientação do professor doutor Ricardo de Andrade Lira
Rabelo.
O Labiras é um laboratório de pesquisa sediado no Centro de Tecnologia e
Urbanismo da Uespi e existe desde maio de 2012. As principais áreas de
pesquisa do laboratório são: Fundamentos e Aplicações de Sistemas
Inteligentes; Robótica; Sistemas Elétricos de Potência; Engenharia de
Software; Programação Matemática; Redes de Computadores e Comunicação de Dados.
O evento
A Campus Party é o maior acontecimento tecnológico do mundo. Criada há
16 anos na Espanha, ela atrai anualmente geeks, nerds, empreendedores,
gamers, cientistas e muitos outros criativos, que reúnem-se para
acompanhar centenas de atividades sobre Inovação, Ciência, Cultura e
Entretenimento Digital.
O evento aconteceu de 28 de janeiro a 3 de fevereiro, em São Paulo, e
contou com mais de 8 mil participantes, palestras, debates e oficinas.
Durante a Campus Party os participantes interagem, compartilham
conhecimento, produzem novidades e acompanham as principais tendências
do universo computacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário