sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Pacientes caem na folia no tradicional carnaval do Areolino

Servidores, pacientes e familiares dançaram e cantaram ao som das tradicionais marchinhas

Adriano Magno/Ccom
Carnaval no Areolino de Abreu (Foto:Adriano Magno/Sesapi)
Quem disse que em hospital não tem carnaval? A manhã desta sexta (1º) foi de alegria para os 130 pacientes do Hospital Areolino de Abreu (HAA). A folia teve a participação das bandas de música da Polícia Militar e 16 de Agosto, além da Escola de Samba Sambão. O HAA se transformou num verdadeiro corredor da folia.
Servidores, pacientes e familiares dançaram e cantaram ao som das tradicionais marchinhas carnavalescas. A diretoria do HAA fez questão de decorar todo o pátio e pensou nos detalhes, escolhendo inclusive o Rei e Rainha do evento.
“Sempre nos preocupamos em oferecer um tratamento humanizado aos nossos pacientes, portanto a cultura e esse tipo de atividades são aliados fundamentais para a melhora de nossos pacientes, tanto que a maioria deles faz questão de se fantasiarem e caírem no clima de festa”, frisa Maria das Graças Martins, diretora-geral do HAA.
Em meio a uma música e outra, a equipe multidisciplinar do hospital também se juntava aos pacientes, deixando, assim, o clima ainda mais animado. O rei e rainha do carnaval de Teresina, Fábio Gomes e Sângela Gomes participaram da festa.
De acordo com o terapeuta ocupacional do Hospital Areolino de Abreu, Carlos Alberto, a intenção da diretoria é proporcionar um clima de ressocialização de forma natural.  “Uma festa como o carnaval não pode passar despercebida. Através da música, das fantasias e da festa em geral, os pacientes podem ter acesso a manifestações culturais dessa importância, o que acaba reaproximando-os da sociedade de forma suave e natural”, avalia o terapeuta.
Para Osana Dorotéia, que é paciente, mas na manhã desta sexta-feira tirou o dia para se transformar na rainha do carnaval do Areolino de Abreu, a oportunidade é única de relembrar os momentos que brincava a folia de Momo com sua família. “Estou muito feliz, essas músicas lembram minha infância. Hoje é só alegria”, disse a paciente.
A manhã dos foliões foi encerrada com um lanche. A diretoria adianta que os servidores já estão engajados em oferecer mais uma festa para os foliões e familiares no próximo mês de abril, quando o HAA comemora 45 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário