quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Roseana vai mudar secretariado





João Abreu esteve reunidos com deputados e na Associação Comercial do Maranhão participou de atividade com Afonso Manoel (Diego Emir/O IMP/D.APRESS)
João Abreu esteve reunidos com deputados e na Associação Comercial do Maranhão participou de atividade com Afonso Manoel
 
A governadora Roseana Sarney (PMDB) está realizando reformas no governo. Só nesta semana, anunciou três substituições no secretariado. A última confirmação se deu na tarde de desta terça-feira (26) durante reunião com a bancada governista da Assembleia Legislativa, quando informou que Clodomir Paz, secretário municipal de Transito e Transporte da gestão de João Castelo (PSDB) – que até recentemente fazia oposição ao governo – assumirá a Secretaria de Programas Especiais.

Antes, já havia sido anunciada a posse do empresário João Guilherme Abreu na Casa Civil (até então ocupado por Luis Fernando, que agora fica em definitivo na secretaria de Infraestrutura) e do delegado Sebastião Uchoa no comando da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), em substituição a Sérgio Tamer.

A pasta de Programas Especiais foi gerida, até o fim de 2012, pelo Senador João Alberto (PMDB), que voltou à Brasília. O secretário estadual de comunicação, Sergio Macedo diz que o pedetista é uma conquista. “Ele está de volta para casa. É um reforço para equipe”, declara Sergio. O dia da posse de Paz ainda não foi definido, mas pode ocorrer ainda esta semana.

Uma das trocas mais comentadas, a Casa Civil recebe João Guilherme Abreu como novo líder. Segundo ele, apesar de dar continuidade ao trabalho do antigo chefe, foi convidado pela governadora para mudar a imagem do governo. “A minha função será fazer a interligação entre as secretarias e o governo, conversar com os poderes legislativo e judiciário e abrir o diálogo com sociedade civil e movimentos sociais”, explica o novo chefe da Casa Civil.

João Abreu, que nega ser o homem forte do governo (“o governo não tem um homem forte, forte é o povo, que escolheu esse governo”, argumenta), disse ter tido certa resistência em aceitar o pedido da Governadora. Por já ter sido secretário da administração de Roseana Sarney (PMDB) por três vezes, achava que já havia cumprido seu papel na política. “Mas não podia negar o pedido de participar dos últimos dois anos, e ajudar a conduzir o melhor governo da vida de Roseana”, assegura Abreu.

Luis Fernando (PMDB) permanece à frente da Secretaria de Infraestrutura, onde estava desde quando Max Barros (PMDB) reassumiu seu mandato de deputado estadual. A decisão partiu da governadora. Sergio Macedo informa que a escolha se deu porque era preciso de alguém forte para administrar as grandes obras que o Maranhão receberá com a liberação dos recursos do BNDES. “Precisávamos de um tocador de obra”, esclarece o secretário de comunicação.

O delegado Sebastião Uchoa comandará a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), substituindo Sérgio Tamer, que ficará apenas no Conselho de Desenvolvimento. O secretário de comunicação diz que a troca aconteceu apenas por necessidade de ajustes e que não existe nenhum conflito pessoal entra o ex-secretário e a Governadora. Uchoa – que era Superintendente de Policia Civil da Capital – toma posse sexta-feira, 1ª de março.

A reforma no governo não deve parar por aí. Esperam-se mudanças na secretaria de Articulação Política, hoje comandada pelo titular da Secretaria de Cidades, Hildo Rocha. Clodomir Paz era cotado para assumir o cargo.

Primeira reunião com deputados

Ao assumir a chefia da Casa Civil, João Abreu já iniciou as atividades para fortalecer o diálogo entre executivo e legislativo. Durante toda a tarde esteve reunido no Palácio dos Leões com governadora Roseana Sarney e os 32 deputados estaduais da base governista. Ele diz ter atendido uma reclamação do deputado Cesar Pires (DEM) que alegou em entrevista ao jornal O Imparcial um distanciamento entre as duas instancias.

O deputado Eduardo Braide (PMN) contou a nossa reportagem que durante o encontro foi apresentado os projetos e obras para 2013, oriundo do investimento do BNDES. Raimundo Cutrim (PSD), disse estar satisfeito com a indicação de João para o cargo. “Ele é um profissional respeitado, não poderia ter um nome melhor”, opinou o parlamentar.

O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário