Por falta de materiais básicos para a realização dos exames e do envio de relatórios para a Secretaria Estadual da Saude, o serviço foi paralisado entre os meses de junho e dezembro de 2012, sendo retomado pela nova gestão. Dois técnicos foram enviados à São Luís para a apresentação do relatório de atividades dos últimos três anos, assim houve a liberação dos recursos e de kits para diagnóstico canino e também para Leishmaniose Tegumentar Humana
No mês de fevereiro, foram realizados 15 exames para a detecção de Leishmaniose canina, com dois resultados reagentes. Nesta semana, o Centro vai iniciar o inquérito canino, onde serão coletadas amostras de sangue dos cães com suspeita da doença. “Também faremos o levantamento da população canina e felina do município, com dados sobre a idade desses animais e quais os bairros e localidades onde eles mais se concentram”, explica o Coordenador do CCZ, Paulo Júnior.
O Calazar é uma doença infecciosa na qual os cães são os hospedeiros mais comuns do Flebótono, mosquito transmissor da doença, também chamado de mosquito palha ou cangalhinha. Os sintomas mais comuns são indisposição, anemia, febre, perda de peso, inchaço no baço, fígado e gânglios linfáticos.( Secom )
Nenhum comentário:
Postar um comentário