segunda-feira, 4 de março de 2013

PSB quer alavancar Campos com palanques nos Estados






O PSB pretende montar pelo menos 12 candidaturas próprias aos governos dos Estados em 2014 para vitaminar a possível empreitada presidencial do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.Foto )
A busca por palanques regionais é um dos principais desafios da sigla -que teve nove candidatos em 2010- para tirar a vantagem da presidente Dilma Rousseff e do senador Aécio Neves, virtuais candidatos de PT e PSDB.
Na semana passada, a petista e o tucano já contaram com os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso como cabos eleitorais pelo país -em Fortaleza e Belo Horizonte, respectivamente.
Enquanto isso, sem “padrinho”, Eduardo Campos viu correligionários (Cid Gomes, governador do Ceará, e Ciro Gomes, ex-ministro) se manifestarem contra sua candidatura à Presidência, expondo uma dificuldade para os palanques regionais em 2014.
O reino dos Calheiros
O casarão mais famoso de Murici (a 50 km de Maceió) ficou submerso na devastadora enchente de 2010 em Alagoas, mas, ao contrário da maioria dos vizinhos, sobreviveu para contar história.
Espaçoso, porém sem ostentação, é nele que também sobrevive um assistencialismo à moda antiga praticado pela família do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), que soma perto de duas décadas de domínio na cidade de 26 mil habitantes.
As portas permanecem abertas 24 horas por dia -trancadas, só as dos quartos-, seguindo uma tradição do clã iniciada por dona Ivanilda e major Olavo, pais de Renan e seus seis irmãos.
Segundo vizinhos, diariamente ao menos 20 cidadãos passam por lá com pedidos ao prefeito Remi Calheiros, irmão mais novo do presidente do Senado, ou à primeira-dama Soraya, que também é secretária de Ação Social.
Pará dá cargos a parentes de desembargadores
Parentes de desembargadores do Tribunal de Justiça do Pará têm sido nomeados para cargos na “assessoria especial” do governo paraense, comandado pelo tucano Simão Jatene.
Os assessores especiais estão formalmente ligados à Casa Civil, cúpula do governo, e podem atuar em qualquer área. Além dos que ganharam o cargo no atual governo, há parentes de desembargadores que mantêm o emprego desde gestões anteriores.
Por causa disso, em fevereiro de 2012, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) recomendou a esses magistrados que não julgassem causas envolvendo o Estado.
Ministérios vão liberar papéis da ditadura para consulta
Um conjunto de documentos confidenciais do Comando da Marinha revela que a ditadura brasileira se aproximou do Irã do aiatolá Khomeini, fundador da República Islâmica, em plena guerra Irã-Iraque (1980-1989).
Os papéis estão sob controle do arquivo do Comando da Marinha. A Folha revelou ontem que pelo menos seis ministérios e as três Forças retêm milhares de páginas da ditadura militar (1964-1985).
Os documentos demonstram que a ditadura recebeu emissários do primeiro escalão do governo iraniano para uma visita a cerca de 40 fábricas no Brasil, quase todas de armamentos militares.
Casa Civil decide enviar documentos ao Arquivo Nacional
A Casa Civil da Presidência da República e o Ministério da Justiça informaram ontem que decidiram enviar ao Arquivo Nacional os documentos produzidos durante a ditadura militar (1964-1985) que estão em seu poder.
Segundo a assessoria da Casa Civil, o órgão “determinou que os documentos citados sejam preparados e organizados para envio ao Arquivo Nacional, onde ficarão disponíveis para consulta pública”.
Anvisa quer flexibilizar a aprovação de fitoterápicos
Tanchagem, chapéu-de-couro, laranja-amarga, erva-de-bugre, macela, chambá. Muito usadas pelos avós, essas e outras substâncias, transformadas em medicamentos fitoterápicos, devem ganhar novas regras de comercialização para ter mais espaço nas prateleiras.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) discute nesta semana a flexibilização da regra em vigor e ainda a criação de uma nova categoria de medicamentos: a do “produto tradicional fitoterápico”. O assunto ainda precisará passar necessariamente por consulta pública.
Preparação do conclave ‘testa’ favoritos para suceder o papa
Cardeais de todo o mundo começam hoje, no Vaticano, a preparação do conclave que escolherá o sucessor do papa emérito Bento 16. Às 9h30 de Roma (5h30 de Brasília), os religiosos se reunirão pela primeira vez na Congregação Geral, convocada para discutir a transição no comando da igreja.
Este pré-conclave começa abalado por escândalos sexuais. Ontem, o cardeal escocês Keith O’Brien, que renunciou no dia 25 ao cargo de arcebispo de Edimburgo após ser acusado de “comportamento inadequado” nos anos 80, admitiu que sua “conduta sexual ficou abaixo dos padrões” que se esperavam dele.
Consumo de dados por celular e tablet é 12x o volume registrado no ano 2000 em toda a internet
No final deste ano, a quantidade de aparelhos capazes de transmitir dados pela rede de celular vai superar o número de pessoas no planeta. A projeção é ainda mais assustadora para daqui a quatro anos, quando as máquinas conectadas devem somar 10 bilhões -para uma população prevista de 7,6 bilhões.
As contas, feitas pela Cisco, consideram não apenas a expansão dos celulares -um mercado hoje com 3,2 bilhões de assinantes, incluídos aí os que têm plano de dados. Entra no bolo também um grupo “mudo”, mas muito ativo: as máquinas conectadas a outras máquinas (como carros e aparelhos médicos).
Igreja e governo traçam plano contra caos aéreo durante evento católico
Para evitar um novo caos aéreo durante a Jornada Mundial da Juventude, prevista para acontecer de 23 a 28 de julho no Rio, a Igreja Católica e o governo articulam a criação de áreas de permanência temporária para os fiéis no aeroporto internacional do Galeão.
Chamadas de “fun zone” (área de diversão, em tradução livre), os espaços ficariam do lado de fora dos terminais de embarque e desembarque. Nelas, além de área de alimentação e serviços como wi- fi, seriam instalados pontos para check-in dos peregrinos.
Isso evitaria grande concentração de passageiros dentro do terminal e a repetição de cenas de longas filas e, possivelmente, tumultos.
Somos só parte da imensa diversidade dos seres humanos
Protagonista do filme “Colegas”, do diretor Marcelo Galvão, o ator Ariel Goldenberg, 32, se define como um “guerreiro”. E ele é. Guerreiro down, diga-se. Down de síndrome de Down mesmo.
Tendo desafiado e vencido as dificuldades típicas de sua condição (o preconceito, por exemplo, ou as dificuldades de dicção), ele ajudou a captar recursos, atuou e agora trabalha no marketing do longa (em um vídeo no site YouTube, ele pede que o ator norte-americano Sean Penn venha ao Brasil assistir ao filme com ele). ( Folha de São Paulo )

Nenhum comentário:

Postar um comentário