sexta-feira, 1 de março de 2013

Três grandes festivais culturais prometem movimentar o Piauí

FESTIVAIS já são tradicionais e reúnem os piauienses e muitos turistas



O primeiro semestre de 2013 reserva grandes eventos para os piauienses, seja na capital ou no interior do Estado, os piauienses vão assistir pelo menos três grandes festivais até as férias de julho. Nos próximos dias Teresina vai dedicar o mês de março a poesia de Vinicius de Moraes no Águas de Março, em maio o tradicional Chapadão vai movimentar a cidade revelando novos talentos da música piauienses. No final de maio é a vez do interior do Estado se tornar o palco da música popular brasileira.
Os fãs da boa música já podem começar a se preparar. A décima edição do Festival de Inverno de Pedro II já tem data marcada e vai acontecer de 30 de maio a 02 de junho. O anúncio da data foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais essa semana, muitos internautas já demonstram que a edição 2013 do Festival de Inverno, terá um público recorde.
De acordo com a organização do evento, os detalhes da programação da edição 2013 já começam a ser definidos. Em 2012 os cantores Lenine, Arnaldo Antunes e Milton Nascimento fizeram shows emocionantes. "Tá muito lindo isso aqui", disse Lenine em sua apresentação. A programação do festival é completada por peças de teatro, musicais e apresentações de músicos piauienses e regionais.
Pedro II é uma cidade aconchegante, conhecida como a Suíça Piauiense por conta de seu clima ameno. O município que fica na região norte do estado, já se organiza para receber visitantes do mundo inteiro, atraídos pelo sucesso das edições anteriores do Festival. Além do clima agradável e aconchegante, o evento reúne música, artesanato, ecoturismo e gastronomia. A mistura de ritmos musicais combina com a variedade de turistas hospedados na cidade durante os quatro dias. Além das atrações noturnas, o município oferece opções de trilhas, banhos em cachoeiras, visitas a centros históricos e feiras de artesanato.
Para este ano, a cidade espera receber um número recorde de turistas. Os empresários locais começam a pensar em novidades na culinária e no artesanato, que tem como carro chefe as jóias de opala, pedras preciosas da região. Os moradores da região estão ansiosos para recepcionar os convidados com a atenção que é de costume, visto que nessa época do ano o município ganha destaque nacional devido às atrações do Festival.
De acordo com a secretária de Turismo de Pedro II, Sheila Nogueira, as primeiras providências são em relação à estrutura urbana. Vias e sinais de trânsito estão sendo reestrutura-dos, além de sinalizações extras que estão sendo efetivadas.
"Esse é um evento de grande porte e que já faz parte do calendário municipal e estadual, alavancando o turismo do nosso município e do Piauí. Já começamos a estruturar a cidade para receber com conforto os visitantes. Estamos focando agora na iluminação da cidade e conversando com pessoas que costumam disponibilizar suas casas para alugar nesta temporada', conta a secretária.
O FESTIVAL - Criado em 2004, o festival de inverno de Pedro II, vem ganhando luz no cenário musical e prestígio entre o público. O evento cresce a cada edição e além de estimular a cultura e o turismo no Piauí, o evento também abre espaço para fazer negócios. Pelo palco do Festival de Inverno já passaram músicos famosos como, Dominguinhos, Ivan Lins, João Bosco, Maria Rita, Fernanda Takai, Nando Reis, Milton Nascimento, Arnaldo Antunes, Vanessa da Matta, Zeca Baleiro e muitos outros artistas da música popular brasileira.  A música piauiense e seus representantes também fazem parte do evento, Vavá Ribeiro, Radiola de Ruah e Validuaté são alguns dos representantes da música piauiense.( Diário do Povo )

Nenhum comentário:

Postar um comentário