O deputado estadual Edson Ferreira assume o cargo de secretário de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis no lugar do interino Romildo Mafra.
Vanessa Mendonça/Ccom
Posse secretario de mineração (Foto:Thiago Amaral)
O governador Wilson Martins empossou nesta segunda-feira (4), em
solenidade no Palácio de Karnak, o novo secretário de Mineração,
Petróleo e Energias Renováveis. O deputado estadual Edson Ferreira
assume o cargo no lugar de Romildo Mafra, interino na pasta.A Seminper, criada em dezembro de 2011, tem como objetivo inicial a avaliação e discussão do modelo de gestão dos setores mineral e energético do Piauí. Entre as atribuições da Secretaria está a elaboração do Programa de Desenvolvimento Mineral do Piauí e do Programa de Desenvolvimento de Energias Renováveis.
“O Piauí é o quarto estado com maior número de pedidos para realização de pesquisas minerais no país, tem riqueza na área de energia eólica não só no litoral, mas no interior, tem uma grande bacia de gás natural prestes a ser explorada. Ou seja, esse setor no Piauí é uma realidade e vamos buscar parcerias e realizar ações para o fomento ao seu desenvolvimento, geração de emprego e renda”, disse o secretário recém-nomeado.
O governador Wilson Martins destacou a capacidade de trabalho de Edson Ferreira, de quem foi colega na Assembleia Legislativa do Piauí. “O Edson é vocacionado para o trabalho. Não tenho dúvidas de que fará um grande trabalho. A Seminper é uma secretaria nova, que está se estruturando”, comentou.
Wilson Martins destacou as potencialidades do Piauí nas áreas de atuação da Seminper, ressaltando a realização de leilão pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para a exploração de 20 lotes de gás natural na bacia do Parnaíba, 13 dos quais localizados na região de Floriano.
Na área de mineração, o governador citou o potencial do Piauí em relação ao ferro, pedras ornamentais e diamante. “Temos uma das regiões ferríferas de maior potencial do Brasil. Nosso ferro em Paulistana, além de abundante, é de qualidade premium”, comentou. Apenas a empresa Brasil Exploração Mineral S.A (Bemisa) pretende investir R$ 3,4 bilhões na exploração de ferro na região (Curral Novo, Paulistana e Simões) até 2016. O empreendimento, que terá obras iniciadas no segundo semestre e que é estudado desde 2008, deverá elevar o PIB do Piauí em 10%. Em relação à produção de energia eólica, o Piauí já conta com empreendimentos no litoral e potencial confirmado na região de Paulistana.
Perfil
Edson de Castro Ferreira é médico, graduado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), médico perito do Iapep e contratado da Secretaria Estadual da Saúde, atuou como diretor do Hospital Regional de São Raimundo Nonato por duas vezes. Em 2004, exerceu o cargo de Secretário Municipal de Projetos Estruturantes da Prefeitura Municipal de Teresina. O deputado, agora licenciado, está em seu quarto mandato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário