O pequeno Luís Otávio foi o primeiro a ser vacinado
Antônia Sousa e Luís Otávio, de 1 ano e oito meses, foram os primeiros a se vacinar contra a Influenza (H1N1) na manhã desta segunda –feira, 15 de abril, no Hospital do Parque Alvorada, um dos postos de vacinação da Campanha Nacional da Vacinação contra a Gripe, que vai até o dia 26 de abril.
O aposentado Guilherme Machado, 70 anos, aproveitou esse primeiro dia para tomar logo a sua dose. “Há 10 anos eu tomo a vacina contra a gripe. E não deixo mais de tomar, porque é para o bem da gente”, disse. Outra que também se vacinou nessa manhã foi a pequena Carla Ohana, de apenas 8 meses. A mãe aproveitou a oportunidade para atualizar o cartão de vacina da criança.
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) tem como meta para Timon vacinar 21.791 pessoas dos seguintes grupos: idosos com 60 anos ou mais (13.983); Gestantes (1.838); Crianças de 6 meses a menores de 2 anos (3.677); Profissionais de Saúde (2.376), Mulheres Puerpéreas – com até 45 dias após o parto (302). Para cumprir a meta, os municípios precisam vacinar 80% da população prioritária.
20 de abril
No Dia “D”, que acontece no dia 20 de abril, serão 35 postos de vacinação disponibilizados para a população timonense. O município possui ainda 27 salas de vacina da zona urbana e 11 na zona rural. Todas estão disponíveis para a campanha.
Para reforçar a campanha, a coordenadora do Programa de Imunização da SEMS, Itelmária Escórcio, explica que foram montados postos que devem funcionar nos seguintes locais: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Ceasa, Posto Fiscal e Formosa. Estes postos estarão funcionando no período de 15 de abril e 03 de maio nos turnos da manhã e tarde.
O objetivo principal da Campanha é diminuir a morbimortalidade causada pelo vírus da influenza. O foco são os idosos com 60 anos ou mais, no entanto, outros grupos também estão aptos a receber a dose da vacina como medida preventiva para evitar um novo surto do vírus influenza, já ocorrido no passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário