terça-feira, 30 de abril de 2013

Mais uma rebelião na Casa de Custódia e penitenciários entram em greve hoje

Motim acontece na véspera da greve geral dos agentes penitenciários que acontece a zero hora desta terça-feira.

 
 
O diretor da Casa de Custódia, capitão Dênio Marinho, informou que a rebelião ocorreu em algumas celas do pavilhão “D” do presídio. Segundo ele, um detento ficou ferido no confronto.

A direção garantiu que a rebelião foi controlada – por volta das 22h – e que os presos tinham voltados para as celas. “Um preso ficou ferido na perna e não sabemos o motivo aparente da rebelião”, disse Dênio Marinho.

A Rone, Gate e Tropa de Choque foram chamados ao local. A direção garantiu que não existe nenhum preso morto.


Atualizada às 21h20

Na véspera da greve dos agentes penitenciários, os presos da Casa de Custódia iniciam rebelião na noite desta segunda-feira. Há informações de que existem detentos feridos. A direção do presídio chamou a tropa de choque da Polícia Militar para conter o motim. Por enquanto não se sabe se existem presos mortos. 


Atualizada às 18h58

Uma possibilidade de negociação pode interromper a greve dos agentes penitenciários do Piauí logo no seu início. Com início marcado para 0h desta terça-feira (30), a mobilização será avaliada em assembleia da categoria às 9h da manhã, em frente a Casa de Custódia de Teresina (PI). Os servidores esperam receber uma proposta do Governo do Estado antes disso. 

Assembleia do Sinpoljuspi aprovou movimento nas semana passada

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, afirmou ao Cidadeverde.com que recebeu, na tarde desta segunda-feira (29), um telefonema do secretário estadual de Administração, Paulo Ivan da Silva Santos, informando que uma proposta será enviada para a categoria. 

"Se chegar até 9h alguma proposta do governo, nós vamos avaliar na assembleia. Mas que seja realmente uma proposta que atenda as reivindicações", comentou Vilobaldo Carvalho. 

A categoria cobra reajuste salarial de 60%, parcelado em até seis vezes durante três anos. Segundo Carvalho, a possibilidade de parcelamento em quatro anos já foi descartada pelos agentes em outra oportunidade. 

Vilobaldo Carvalho, presidente do Sinpoljuspi

Além disso, o Sinpoljuspi cobra a convocação de agentes aprovados em concurso. Eles contabilizam a nomeação de apenas 30 desde 2011, sendo 18 deles por força de decisão judicial. Ainda restariam 50. "Cinquenta agentes não são 50 procuradores do Estado. Para nomear aos pouquinhos, a conta gotas, não dá para entender", acrescenta o presidente do sindicato. 

Outra cobrança diz respeito a melhor estrutura e condições de trabalho, como a compra de equipamento bélico e de proteção individual. 

O Sindicato afirma que as cobranças são feitas desde o ano passado e já houve tempo para o Governo se posicionar. "Estamos coesos de Bom Jesus a Parnaíba, dispostos a fazer o movimento da forma mais organizada possível", concluiu Vilobaldo Carvalho. 

Com a greve, estão suspensas visitas aos presos e condução dos mesmos para audiências ou transferências entre penitenciárias. Além disso, os presídios também irão se recusar a receber detentos de delegacias da Polícia Civil. Apesar disso, os agentes garantem que continuarão trabalhando em atividades internas e essenciais para segurança do sistema prisional. ( Cidadeverde.com )

Nenhum comentário:

Postar um comentário