Uma
lista contendo 42 nomes de deputados federais, o que representa a
metade da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados, está defendendo a
exoneração de Henrique Pires do cargo de diretor de Saúde Ambiental da
Fundação Nacional da Saúde (Funasa). Alegam, entre outras supostas
práticas não republicanas, a interferência do diretor nas bases
eleitorais desses parlamentares. A lista foi entregue ao deputado federal Marcelo Castro, um dos vice-lideres do PMDB na Câmara e presidente regional da sigla no Piauí. O próprio Marcelo Castro, segundo o Portal AZ apurou em Brasília, seria o parlamentar do Estado a engrossar a própria lista. Os parlamentares se baseiam em relatos de prefeitos sobre a atuação de Pires nas ações da Funasa.
Marcelo Castro ficou de encaminhar o pedido para a direção nacional do PMDB e para o vice-presidente da República Michel Temer, uma espécie de avalista da indicação de Henrique Pires para a Funasa.
O senador João Vicente Claudino (PTB) chegou a solicitar, formalmente, à Controladoria Geral da União, aos Ministérios da Fazenda e da Saúde e, também, ao TCU, que apurem a aplicação de recursos na Funasa do Piauí, entre 2007 a 2012.
Responsável pela indicação do coordenador da Funasa até Henrique Pires interferir e bancar a indicação do atual coordenador, João Vicente, segundo se apurou nos bastidores, quer se resguardar de eventuais irregularidades no órgão.
Henrique Pires indicou Otávio Matias para a coordenação da Funasa. Há informações de que Henrique já se reuniu com Otávio na Funasa, durante o domingo.
À disposição
Por telefone, Henrique Pires afirmou ao Portal AZ que não tem conhecimento da existência da lista dos deputados que pedem sua exoneração da Funasa e se colocou à disposição para prestar os devidos esclarecimentos.
“Até o momento não tenho conhecimento de lista nenhuma, pelo contrário, eu conto com o apoio massivo do PMDB. Se alguém tiver qualquer tipo de denúncia contra mim que a protocole formalmente aos responsáveis por apurar este fato, pois eu estou à disposição para esclarecer qualquer dúvida”, afirmou.( do Portal AZ )
Nenhum comentário:
Postar um comentário