Seminário dos ACS
O prefeito de Timon, Luciano Leitoa, e o secretário municipal de Saúde, Antônio de Lisboa, participaram nesta manhã desta sexta-feira (26) da abertura do II Seminário Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), promovido pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Timon (SINACST). O evento reúne os ACS do município e de outras cidades maranhenses no Ginásio Poliesportivo da Fundação Cidadania até sábado, 27.
Para Luciano Leitoa os agentes de saúde exercem um papel importante dentro do município, pois lidam de forma direta com a população através das visitas domiciliares. “Estamos abertos para parcerias que possam melhorar as condições de trabalho do servidor, uma das principais reivindicações do movimento dos agentes”, frisou.
A programação se estende por toda a sexta-feira, 26, e na manhã do sábado, 27, com palestras, mesas redondas, debates e show cultural. A secretaria de saúde participou da mesa redonda sobre o Programa Saúde da Família, que teve como palestrante o coordenador municipal Francisco Formiga. As equipes do Programa de DST/Aids, PSF e Núcleo de Educação e Saude (NEMS) participam do evento com informações e prestação de serviços.
A categoria luta pela aprovação do piso nacional dos agentes comunitários de saúde, projeto que está em tramitação na Câmara dos Deputados, em Brasília. O presidente do SINACST, Iglesias Alves, afirmou que a categoria precisa de melhores condições de trabalho, porque isso motiva o servidor a realizar um melhor trabalho junto à população. Os agentes comunitários de saúde são um dos eixos da Estratégia Saúde da Família.
O secretário Antônio de Lisboa destacou que a gestão municipal entende as necessidades da categoria e tem buscado formas atender a essas demandas, já que os agentes exercem papel essencial dentro do sistema de saúde.
O promotor de Justiça, Antônio Borges, disse que os ACS, são peças chaves dentro do contexto do novo modelo de saúde, que chega até a casa do paciente. “É uma categoria que está se organizando e consolidando, por isso, precisa do apoio dos gestores”.( Secom )
Nenhum comentário:
Postar um comentário