sexta-feira, 26 de abril de 2013

Secretario de Saúde de Timon vai a Câmara dar explicações a vereadores




# 
  Audiência Pública na Câmara

O secretário municipal de Saúde, Antônio de Lisboa, participou de Audiência Pública na Câmara Municipal, na manhã desta sexta-feira, 25, onde foi apresentado o relatório elaborado pela Comissão de Saúde da Casa sobre a estrutura de saúde no município de Timon.

O vereador Marcos Lago, presidente da comissão relatou as deficiências encontradas e apontou algumas soluções como melhoria da estrutura física e estrutural de algumas unidades, bem como a contratação de mais profissionais para suprir a demanda.

Os maiores questionamentos feitos ao secretário Antônio Lisboa foram sobre o Hospital do Parque Alvorada, que tem essa denominação popular, mas na verdade é cadastrado no Ministério da Saúde como uma Unidade Mista de Saúde.

Somente nos três primeiros meses de 2013, o Parque Alvorada atendeu mais de 45 mil pessoas. “Temos apenas quatro meses de trabalho, mas as dificuldades eram muitas. A saúde de Timon estava na UTI. Estamos fazendo um grande esforço para conseguir atender a população da forma como ela merece”, afirmou Antônio de Lisboa acrescentando que as filas que hoje se formam em frente aos serviços de saúde são um reflexo de que o sistema voltou a funcionar. “Filas não são boas em qualquer ocasião, mas se hoje elas existem é porque a população está buscando por um serviço que agora ela sabe onde encontrar”, frisou o secretário.

O gestor também destacou que os recursos financeiros destinados ao município de Timon não são suficientes, por isso, as ações são paliativas, não resolvem os problemas de forma definitiva. Antônio de Lisboa disse ainda que a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) já está trabalhando para transformar a unidade de saúde do Parque Alvorada em Hospital, com centro cirúrgico e capacidade para atender a demanda por cirurgias de média e alta complexidade. “Para esse novo perfil, já está sendo elaborada uma licitação para reforma, ampliação e compra de equipamentos para o Parque Alvorada”.

Questionado sobre a falta de médicos em alguns postos do Programa Saúde da Família, o secretário foi categórico em afirmar que mesmo sendo próximo de Teresina, tem tido uma grande dificuldade em lotar médicos nos postos de saúde. “Temos feito um grande esforço para conseguir profissionais para atuar no PSF. Muitos recusam o convite e os que aceitam não querem ficar mais do que três dias na semana”, conta Antônio de Lisboa.

Para o promotor de Justiça, Antônio Borges os problemas se agravaram após a adesão à gestão plena em 2003. “Falta a definição dos papéis de cada poder dentro da rede pública. Nesse atual modelo não é possível fazer saúde à contento”, disse cobrando um maior comprometimento do Estado na saúde de Timon.

Participaram da audiência a diretora do Hospital do Parque Alvorada, Cleudilane Venção; A diretora do Centro de Apoio Integral à Saúde da Mulher (CAISM), Maria José de Araújo; O auditor da SEMS, Marciano Silveira; a diretora administrativa da SEMS, Gardênia Carvalho e a Coordenadora da Atenção Básica, Rosenilda Miranda.( Secom )


Mais fotos desta notícia

  • Audiência Pública na Câmara
  • Audiência Pública na Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário