Treinamento na SEMTCAS
“O treinamento tem como objetivo o fortalecimento das ações executadas pelos NAI, para um melhor acompanhamento das atividades realizadas com cada grupo específico”, esclarece a gerente de Proteção Social Básica, Janaina Carvalho.
Todos os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos organizam se em torno do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), sendo a eles articulados. Previnem a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos e oportunizam o acesso às informações sobre os direitos e a participação cidadã. Ocorrem por meio do trabalho em grupos ou coletivo e organizam-se de modo a ampliar as trocas culturais e de vivências. A intenção é desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.
O serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Criança de até seis anos e sua família tem por foco o desenvolvimento de atividades com crianças, familiares e a comunidade para fortalecer vínculos e prevenir ocorrência de situação de exclusão social, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil.
Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de seis a 15 anos tem por foco a constituição do espaço de convivência, formação para a participação e cidadania desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos visa o desenvolvimento de atividades que contribuem no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social( Secom )
Nenhum comentário:
Postar um comentário