Frequentadores das praias de São Luís mantiveram contato ontem com a Redação do Jornal Pequeno para denunciar grave agressão ao meio ambiente na área localizada próxima à praça do Parquinho da Avenida Litorânea.
Segundo a denúncia, quem passa nesta área do calçadão da Litorânea sente forte mau odor ocasionado pelo despejo de esgoto não-tratado na orla marítima da capital maranhense.
“É ridículo que isto este acontecendo na capital do Maranhão, em pleno século XXI, justamente na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho)”, afirmou ao telefone uma leitora do Jornal Pequeno, que ligou para manifestar sua indignação.



esgoto no parquinho da litoranea 041
Esgoto não tratado é jogado diretamente na praia, nas proximidades da praça do Parquinho. (Foto: GABRIEL GAZOLLA)


Segundo ela, banhistas que costumam caminhar ou andar de bicicleta no calçadão da orla sentem todo dia o fedor insuportável deste esgoto jogado diretamente na área da praia.
“O que é precisa é que se faça um grande protesto em São Luís como forma de dar um recado às autoridades”, afirmou ao telefone outro leitor do JP. “Todo o que todo mundo deseja é uma praia mais bonita, sem poluição. Essa aqui está muito suja. Ninguém mais pode trazer seus filhos para se divertir e tomar banho”, acrescentou.
A dona de casa Maria Francisca dos Anjos, de 43 anos, também se manifestou indignada: “É preciso chamar a atenção das autoridades constantemente para este problema, até que seja solucionado. A população está deixando de tomar banho de mar por causa da poluição, e ninguém consegue resolver isso”, comentou.
O aposentado Frederico Martins, de 62 anos, também aproveitou para deixar seu recado. “Não me atrevo a entrar nesse mar poluído pelo esgoto. Do jeito que está, não dá para tomar banho sem ficar doente”, Estamos deixando que toda uma geração da cidade cresça sem desfrutar da praia, sem tomar banho de mar, por causa da poluição”, reclamou.