sexta-feira, 28 de junho de 2013

Prefeitura participa de discussão sobre os danos sociais provocados pelas drogas



# Semana de Enfrentamento às Drogas Ilícitas em Timon Na noite do dia


 (27), foi realizada na Fundação Wall Ferraz palestra e exibição de documentário com temática voltada para os danos sociais provocados pelo uso do crack. O evento fez parte da programação da Semana de Enfrentamento às Drogas Ilícitas em Timon, realizada pela Câmara Municipal em parceria com a Prefeitura de Timon. O documentário (Selva de Pedra – a Fortaleza Noiada) mostra o relato de pessoas que enfrentam o problema da dependência química e as alternativas para o tratamento e reinserção social.

O evento contou com a participação do autor do documentário, o presidente da Central Única das Favelas (CUFA), Preto Zezé. Segundo ele, “não existe uma fórmula para trabalhar a dependência química. Para recuperar usuários de crack, por exemplo, é necessário oferecer a eles alternativas que trazem prazer semelhante ao gerado pelo uso da droga; caso contrário, será muito difícil conseguir”, explica Zezé.

Secretários municipais participam do evento

Também participou do evento, o secretário Municipal de Assistência Social, Lázaro Martins, que falou da responsabilidade de cuidar emergencialmente do problema social causado pelo consumo de drogas em Timon, “pois os dados não são mais alarmantes, e sim gritantes; por isso, a Semdes tenta, da melhor maneira possível, garantir a segurança alimentar de dependentes químicos, além de disponibilizar profissionais da secretaria para dar um suporte técnico, afim de recuperar e reinserir essas pessoas na sociedade”, expõe.

Representando a secretária de Educação, Dinair Veloso, a chefe de departamento Alexandra Moraes manifestou o contentamento da Semed em saber que a discussão tem sido levada às escolas e afirmou que “as instituições de ensino têm um papel muito importante na prevenção do uso de drogas, pois através do conhecimento e da divulgação desse conhecimento travamos uma batalha diária contra esse mal”, explica Alexandra.

Câmara Municipal

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Chagas Cigarreiro, “há dois anos, quando a instituição dessa Semana foi idealizada, infelizmente o projeto não teve a merecida atenção por parte dos então gestores, mas agora a Prefeitura de Timon demonstrou total interesse e, junto com os órgãos competentes e as secretarias municipais, estamos conseguindo realizar a Semana”, comenta o vereador.

Ainda segundo o presidente da Câmara, existe a intenção de implantar a discussão sobre as drogas como disciplina nas escolas, no intuito de que atividades de combate ao uso sejam realizadas durante todo o ano. Em concordância, o vereador Uilma Rezende manifestou o desejo da Câmara em montar no município uma cadeia de combate às drogas e de fazer uma reavaliação da lei municipal que estabelece convênio entre poder público e unidades terapêutica, a fim de melhor atender à demanda.Secom )


Mais fotos desta notícia

  • Enfrentamento às Drogas Ilícitas em Timon
  • Fiscalização da Vigilância Sanitária de Timon
  • Fiscalização da Vigilância Sanitária de Timon
  • Fiscalização da Vigilância Sanitária de Timon

Nenhum comentário:

Postar um comentário