terça-feira, 4 de junho de 2013

Uma nova experiência de torcer

Para entrar no Castelão, torcedores passarão por revista semelhante à de aeroportos. Jogos terão 1.800 orientadores
A Copa das Confederações já começou. Pelo menos é assim que a organização do torneio encara esta fase que antecede o evento. A Fifa contará com 1.800 pessoas para auxiliar na organização de cada partida, entre voluntários, stewards (orientadores de público) e seguranças particulares, que atuarão, principalmente, em atividades de orientação aos torcedores.

Intenção da Fifa é facilitar as orientações ao torcedor FOTO: ALCIDES FREIRE (16/12/2012)

Na tarde de ontem, a Arena Castelão foi a primeira cidade a receber o Tour de Experiência nos Estádios, realizado pela Fifa e pelo Comitê Organizador Local (COL). A entidade esclareceu como será o acesso ao torcedor e o que deve ser obedecido para que o público viva um "experiência ímpar".

A novidade, no entanto, foi para o contingente de agentes da Fifa que trabalharão durante as partidas. Os jogos no Gigante da Boa Vista contarão com cerca de 950 orientadores e outros 900 seguranças. Este grupo se juntará a aproximadamente oito mil policiais e agentes de 42 forças federais, estaduais e municipais, que atuarão na segurança.

Fortaleza receberá três jogos da Copa das Confederações. O primeiro duelo será no dia 19 de junho, quando Brasil e México entram em campo. Espanha x Nigéria, dia 23, e uma das semifinais da competição, no dia 27.

Rumo ao jogo
Durante a demonstração, os organizadores simularam como o torcedor chegará à arena. O acesso se dará pelas Fan Walk, as quatro principais vias do entorno do Castelão (avenidas Alberto Craveiro, Paulino Rocha, Dedé Brasil e Juscelino Kubitschek). Nas duas primeiras, nos dois quilômetros que antecedem a chegada ao estádio, será permitido trânsito apenas de veículos credenciados. Nas outras duas, só pedestres vão passar.

Ao chegar na esplanada que circunda a arena, apenas torcedores com ingressos em mãos poderão prosseguir. Haverá revista individual com aparelho de Raio X e detector de metais, semelhante aos procedimentos efetuados em aeroportos. Pessoas com mochila terão uma fila exclusiva, para facilitar a entrada de quem está sem bolsa.

Para adentrar ao perímetro interno da arena, o torcedor terá de se dirigir ao portão informado no bilhete. O ingresso será reconhecido apenas pelo grupo de catracas do setor e o bilhete destacado. Na sequência, orientadores - serão três em cada corredor - apontarão o local onde o torcedor irá sentar.

Cuidados
A fim de garantir a segurança e o bem-estar dos presentes, a Fifa pede que os torcedores cheguem com o máximo de antecedência possível. Os portões serão abertos às 13h; três horas antes da partida terão inicio as ações de hospitalidade.

A entidade também divulgou uma lista do que será proibido portar durante os jogos da Copa das Confederações. Armas, instrumentos musicais, capacetes e alimentos estão na relação.

Veja como será a revista


.

SAIBA MAIS
Repasse de ingressos
Foi iniciada a venda de ingressos no Centro de Eventos do Ceará. Todos os bilhetes vendidos nesta fase vêm com o nome do comprador e, caso este repasse para alguém, o portador precisará apresentar um documento de identificação do titular na entrada

Latas e garrafas
Para evitar aglomeração nas filas, os torcedores poderão beber cerveja, refrigerantes e água em garrafas ou latas nos corredores do estádio. Mas ao se dirigir ao assento, o público terá de passar o líquido para copos

Torcedores não recebem guia
Durante o Tour de Experiência no Castelão, ontem, representantes do Comitê Organizador Local (COL) destacaram uma ferramenta importante para os torcedores saberem se localizar na arena, bem como saberem que itens são proibidos de portar em dias de jogos: o Guia de Ingressos da Copa das Confederações.

O Guia de Ingressos tem informações sobre os bilhetes, itens proibidos, mapa do estádio e código de conduta a ser seguido pelos torcedores FOTO: TUNO VIEIRA

No entanto, a eficácia do documento pode ser prejudicada: parte dos torcedores que estão retirando os ingressos no Centro de Eventos do Ceará (CEC) não estão recebendo o guia junto, como deveria acontecer.

Foi o caso do empresário Luiz Henrique Peixoto, 28, que retirou duas entradas no último dia 1º. "Recebi apenas os ingressos, nem sabia de guia. Pelo que eu vi, ninguém que estava na minha fila recebeu esse manual nem os funcionários comentaram sobre ele", testemunha.

No dia anterior, a reportagem do Diário do Nordeste presenciou vários torcedores retirando os ingressos sem receber o guia. Um deles chegou a questionar um funcionário pelo documento, mas foi informado de que não havia exemplar disponível.

Em resposta, a assessoria de imprensa do COL informou que, para agilizar a entrega dos ingressos, os manuais ficam dispostos sobre o balcão, e os torcedores podem retirá-los à vontade _ informação que não é confirmada pelos torcedores. Ainda segundo a assessoria, quem não tiver recebido, pode voltar ao CEC e apresentar o ingresso para receber o manual.

Secretário mantém meta para entrega do entorno
O secretário municipal extraordinário da Copa do Mundo, Domingos Neto, fez um balanço positivo das obras do entorno do Castelão e reforçou o compromisso da Prefeitura de Fortaleza (PMF) de entregar as vias de acesso no dia 15 de junho.

Durante o Tour de Experiência, ontem, o titular da pasta afirmou que as intervenções chegaram à reta final e estão próximas da conclusão. Ele informou que a avenida Alberto Craveiro, principal ligação à arena, chegou aos 80% de execução e terá, nos próximos dias, a elevação e finalização da ponte sobre o sangradouro do Açude Uirapuru.

Ele acrescentou que a rotatória em frente ao estádio também está às vésperas de ser entregue. "Já foi feita a concretagem, só restando a ligação do obra com as avenidas e a pavimentação. É algo simples e rápido de ser realizado", finalizou.

Linhas especiais
O secretário também deu mais alguns detalhes do plano de transporte para os torcedores. Além das rotas habituais, serão implementadas linhas especiais de ônibus que sairão de dez em dez minutos ligando áreas estratégicas de Fortaleza ao Castelão. Entre elas, estão a rede hoteleira e o Centro de Eventos do Ceará. A entrada será gratuita para os torcedores. O plano detalhado será anunciado na sexta-feira, 7.

Eduardo BuchholzRepórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário