Atualmente, o número de docentes efetivos supera em quase o dobro o total de temporários.
Thamirys Viana/Ccom
Uespi (Foto:Francisco Gilásio)
Nos últimos dois anos, o Governo do Estado vem investindo na melhoria
da infraestrutura de todos os campi da Universidade Estadual do Piauí
(Uespi), através de reformas e aquisição de novos equipamentos. Contudo,
o maior reforço fica por conta da nomeação de professores e técnicos
para o quadro efetivo da instituição. Durante reunião na manhã desta
segunda-feira (3), no Palácio de Karnak, o governador Wilson Martins
assinou a nomeação de nove novos professores efetivos para a
universidade.De acordo com Francisco Soares, pró-reitor de Ensino e Graduação, os novos professores vão preencher as vagas deixadas por docentes que faleceram, que se aposentaram ou ainda aqueles que pediram desligamento da instituição. Os convocados serão alocados nos diversos campi da universidade, contribuindo para o reforço do corpo docente das graduações de Medicina, Química, Direito, Letras Português, entre outros.
“Com a realização desse último concurso conseguimos preencher os requisitos mínimos para quase todos os cursos da instituição, inclusive àqueles que funcionam em municípios mais distantes. A nomeação de novos professores também repercute na formação de Núcleos Docentes Estruturantes em cada graduação oferecida pela universidade, o que contribui para a melhoria das condições do processo de ensino e aprendizagem”, ressalta Francisco Soares.
Os convocados fazem parte do grupo de aprovados no último concurso público realizado pelo Governo do Estado para os quadros da Uespi. Com a nomeação dos nove professores soma-se 225 novos profissionais que reforçam os quadros efetivos da universidade. “Enquanto as outras 15 vagas restantes só não foram preenchidas devido o não aparecimento de candidatos que possuíssem os requisitos básicos exigidos no certame, a exemplo da licenciatura voltada para a prática de Libras”, explica o pró-reitor.
Número de efetivos ultrapassa o de temporários
Através da realização de concursos públicos, o Governo do Estado conseguiu aumentar a quantidade de funcionários efetivos e, por consequência, diminuir a quantidade de professores e técnicos em regime de contrato temporário e/ou terceirizado. Atualmente, a Uespi conta com 808 professores efetivos, enquanto a quantidade de temporários não ultrapassa a casa dos 450.
“Também podemos acrescentar que hoje contamos com aproximadamente 200 doutores em nossa instituição, os quais estão cada vez mais capacitados para desenvolver um trabalho de melhor qualidade e relevância no âmbito do ensino, pesquisa e da extensão”, relata Francisco Soares. A Universidade Estadual do Piauí conta com 253 cursos, envolvendo os regimes regular, especial e de Ensino a Distância. Dois cursos de mestrado também foram aprovados na área de Letras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário