segunda-feira, 1 de julho de 2013

Temporada junina será encerrada no tradicional Lava-Bois em São José de Ribamar

Para uns a temporada junina no Maranhão encerrou, para outros o encerramento será oficialmente neste fim de semana no município de São José de Ribamar, com a tradição do Lava-Bois, que, este ano, chega a sua 60º edição.

A comemoração de encerramento será no sábado (06) e domingo (07) cerca de 100 mil pessoas entre turistas de várias regiões do Brasil e do país participam do evento.
Confira a programação completa do Lava-Bois 2013 de São José de Ribamar

Arraiais fora de época de São José de Ribamar (SITE DA PREFEITURA DE SAO JOSE DE RIBAMAR)
Arraiais fora de época de São José de Ribamar

A história do Lava-Bois

São poucos os relatos históricos dando conta da origem do Lava-Bois. A versão contada por moradores mais antigos de São José de Ribamar revela que a festa teve início na década de 50.

O Lava-Bois surgiu de um ritual promovido por boieiros que foram até o município pagar uma promessa de São João. Os primeiros batalhões que chegaram à cidade foram os de orquestra. Eles vieram a convite de brincadeiras locais, mas também com o objetivo de pagar promessas.

A concentração das brincadeiras acontecia em frente à Igreja Matriz. Os primeiros Bois que participaram da festança foram os batalhões de Axixá, Rosário, Peri-Merim, Santa Rita e São José de Ribamar.

O evento começou a ganhar maiores proporções com as participações de representantes dos Bois de São José dos Índios e Sítio do Apicum. “Zé Camões, de São José dos Índios, Luis da Navó, da Maioba, e Lucas, do Sítio do Apicum, começaram a convidar outras brincadeiras para participar da festa. A partir daí, o evento ganhou grandes proporções e tornou-se essa grande manifestação cultural vista nos dias atuais”, explicou o historiador ribamarense, Antônio Miranda.

O nome Lava-Bois foi dado devido ao fato do evento encerrar oficialmente a temporada junina no Estado.( O Imparcial )

Nenhum comentário:

Postar um comentário