sábado, 31 de agosto de 2013

Até agora, nenhum país conseguiu implantar o marxismo

 

 


Paulo Solon
Sempre vi Marx como um valoroso ensaísta criativo, não como um cientista. Você chega facilmente a esta mesma conclusão, ao ler sua obra “A Sagrada Família”, sofisticado ensaio sobre o tema, desenvolvido juntamente com Engels.
Ensaísta, mas não totalmente distanciado das motivações políticas. Tanto que o grupo Brigadas Vermelhas sequestrou e matou o primeiro-ministro Aldo Moro, da corrente cristã italiana, praticamente tendo “A Sagrada Família” como vade-mécum.
Tanto Marx, como David Ricardo, e também Adam Smith, nenhum estudioso do assunto, aliás, ignorou que a cupidez e a avareza são os motores do desenvolvimento econômico. Nem mesmo Cristo, o chamado Príncipe da Paz, ignorou a cupidez e a avareza, já que aconselhou aos mamíferos que o seguiam a “acumular riqueza no Céu, onde as traças não a podem corroer, nem os ladrões podem roubá-la”.
Claro, o Nazareno não poderia dizer para acumularem riqueza numa nave espacial, ou em outro corpo celeste onde não existissem traças, nem ladrões, já que a malta daquela época não iria entender.
MARXISMO
Embora eu tenha mencionado que a Rússia e a China abandonaram o marxismo, agradeço a oportunidade de fazer uma retificação. Ninguém abandonou o marxismo, a não ser na aparência. Tenho até a impressão de que nenhum país conseguiu ainda implantar o marxismo. Mais algumas gerações, e vão perceber que Marx, Freud e Einstein é que continuam contribuindo com o direito, a medicina, a ciência e as artes.
Já acontece um florescimento de talento baseado nesses três luminares, basta ver a contribuição de Arthur Koestler, Saul Bellow, Isaak Babel, Philip Roth e Lenny Bruce, entre outros.
Alguns desses até desenvolvem certa cotação entre Cristianismo e Bolchevismo (ah, o fabuloso cineasta Sergei Eisenstein!), fazendo comparações entre Karl Marx e São Paulo, sempre lembrando que ambos eram judeus.
Quanto ao que Helio Fernandes declarou sobre o fabuloso Mao Tse-tung, ele já disse tudo. E como na China, a liderança única pertence ao Partido Comunista, fundado por Mao, salta aos olhos, e rebenta os ouvidos, que o marxismo enaltecido por Mao está apenas adormecido.(Tribuna Da Imprensa )

Nenhum comentário:

Postar um comentário