Uma ação realizada, no fim de semana, na barreira zoofitosanitária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged-MA) no município de Timon, na Região dos Cocais Maranhenses, apreendeu cerca de três toneladas de queijo clandestino, que vinham de Açailândia para serem comercializados no município de Tianguá (CE).
Foto 1 Aged - queijo clandestino
A carga apreendida estava escondida em gavetas sob a carroceria e embaixo de caixotes


A carga era transportada em um caminhão, encoberta por caixotes e escondida em gavetas sob a carroceria do veículo, embaladas de formas diversas, todas irregulares.
A equipe que participou da operação foi liderada pelos fiscais agropecuários Eduardo Braga e Misângela Barbosa. “Como já realizamos muitas ações de fiscalização na região de Açailândia, nossas equipes já estavam visadas. Decidimos mudar a estratégia realizar as ações nas regiões que são feitas de rota para o transporte do produto clandestino”, explicou o diretor geral da Aged, Fernando Lima.
O produtor que era dono da carga clandestina já é reincidente. A Aged já contabiliza mais de 20 toneladas de queijo clandestino apreendido somente desse produtor, que novamente foi autuado e multado em R$ 1,00 por kg de queijo apreendido, e mais R$ 400,00 por descumprimento da lei sanitária estadual.