sábado, 2 de novembro de 2013

CRM vai ao interior do Piauí e não quer deixar médico cubano trabalhar

Uma comitiva formada por três fiscais do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM/PI) está visitando instituições de promoção de saúde pelo interior, principalmente na região Sul. O presidente do CRM, Emanuel Fontes, diz que irregularidades estão sendo encontradas.


“Na cidade de Colônia de Gurguéia encontramos uma estrutura muito precária no hospital. Lá não tem nem diretor clínico. A unidade de saúde não faz nem uma simples sutura, nem partos. Todos os casos são encaminhados para as cidades mais próximas”, revela.

Os dados vão fazer parte de um relatório oficial de fiscalização. A viagem foi iniciada nesta quinta-feira e será concluída no próximo sábado (02). Outra queixa foi feita a saúde do município, mas desta vez ligada ao programa “Mais Médicos”.

“Encontramos um médico cubano sozinho atendendo no hospital sem supervisão. Os profissionais do projeto devem fazer apenas atendimentos básicos. No hospital se fazem atendimentos mais complexos. Ele não pode ficar lá só”, conta Emanuel Fontes.

O relatório será encaminhado para diretores de hospitais, secretários de saúde e prefeitos. Um prazo legal será estipulado para que medidas sejam tomadas na tentativa de corrigir irregularidades. 

“Caso não sejam atendidas as recomendações, os hospitais e centros de saúde estão sujeitos a suspensão. Mas também encontramos experiências exitosas. Por exemplo, em Bom Jesus e Alvorada do Gurguéia encontramos hospitais bem estruturados”, disse o gestor ( Cidadeverde.com )

Nenhum comentário:

Postar um comentário