domingo, 1 de dezembro de 2013

Porsche Macan: o "Baby Cayenne" chega ao Brasil em 2014

 

 

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
 
 
 
 


Porsche/Divulgação
Porsche Macan

A Porsche passou maus bocados na década de 1990 e se não fosse o utilitário-esportivo (SUV) Cayenne, apresentado em 2002, e colocado à venda no ano seguinte, os riscos de a marca ter desaparecido eram grandes. O jipão se tornou uma febre e de lá para cá, o fabricante alemão se tornou uma das marcas com maior índice de rentabilidade por unidade comercializada. E para manter os bons ventos a Porsche acaba de apresentar o Macan, uma espécie de “Baby Cayenne” construído sobre a plataforma do primo Audi Q5.
O Macan foi desenvolvido para concorrer no segmentos de SUVs compactos premium como o próprio Q5, Land Rover Range Rover Evoque, Mercedes-Benz GLA, além do futuro BMW X4. Além disso, ele também ocupará a base da gama Porsche, como produto mais acessível da marca.
Para se ter uma ideia, no Brasil, o Cayenne V6 e roadster Boxter, são os modelos mais baratos, oferecidos a partir de R$ 330 mil. Mas o leitor não deve se animar com a possibilidade de ter um “Porsche do Povo”, pois quando chegar aqui, no ano que vem, não custará menos de R$ 290 mil, na versão de entrada.
A linha
E por falar em versões, a Porsche oferecerá o modelo em três opções: S, S Diesel e Turbo. O Macan S, ele utiliza um V6 biturbo 3.0 litros de 340 cv, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos.
Já Macan S Diesel, tem sobre o capô uma unidade TDI V6 3.0 de 258 cv, que, segundo a Porsche, tem um consumo médio de 15,9 km/l. Essa é a única versão que não vem para o Brasil.
E para fechar o pacote, a opção topo de linha Macan Turbo carrega sob o capô o novíssimo V6 biturbo 3.6 litros de 400 cv, que leva o jipinho de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e permite atingir a velocidade máxima de 266 km/h. Todas as versões recorrem à transmissão automatizada de dupla embreagem de sete marchas Doppelkupplung (PDK) e tração integral.
Apesar de todos os três motores utilizarem turbocompressor, o nome Turbo é utilizado para distinguir a versão topo de linha, como em seus irmãos 911, Cayenne e Panamera.
Em termos de design, suas linhas seguem a mesma identidade visual dos demais modelos da casa, com faróis triangulares. Afinal, somente o 911 pode usar faróis redondos. Como compartilha a base do Q5 as seções da carroceria são praticamente idênticas, com exceção de alguns vincos. Mas o que chama atenção são as lanternas traseiras, bem afiladas, que remetem ao lendário cupê 928.

Pacote Sport Chrono

Para quem não se contentar com os números do Porsche Macan, a marca disponibilizou o pacote Sport Chrono, que basicamente garante um ganho de dois décimos de segundo na aceleração de 0 a 100 km/h, além de sistema de suspensão a ar, distribuição de torque em curvas para ganho de estabilidade, rodas aro 21 e assistente de largada Sport Plus. Esse recurso, que é agregado ao cronômetro analógico, faz com que se consiga a arrancada com o máximo de torque, sem deixar que as rodas patinem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário