terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Cresce intermediação de mão de obra na área de construção civil

 

 

Somente na tarde desta segunda-feira (27), 43 pessoas partiram rumo ao Estado de Mato Grosso para atuar em uma grande obra.

Lorenna Costa/Ccom
Trabalhadores intermediados pelo SinePiauí (Foto:Lorenna Costa)
Na área de Construção Civil, a intermediação de trabalhadores, feita pela Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), através do Sistema Nacional de Emprego do Piauí (SinePiauí), está crescendo. Somente na tarde dessa segunda-feira (27), 43 pessoas partiram rumo ao estado de Mato Grosso para atuar como pedreiros e carpinteiros em uma grande obra.
De acordo com Clerice Santana, coordenadora de Captação de Vagas do SinePiauí, para a mesma empresa, ainda serão intermediados 122 trabalhadores. “Até amanhã, as vagas estarão preenchidas e os selecionados irão embarcar para Cuiabá por volta do dia 15 de fevereiro com a carteira assinada, despesas com passagens pagas, alojamento e alimentação assegurados”, afirma.

Sebastião Lisandro( Foto: Lorenna Costa)
O número de trabalhadores intermediados demonstra um resultado positivo, uma vez que a área de construção civil apresenta muitas vagas ociosas. “A todo momento surgem vagas de trabalho na área, mas as exigências estão maiores e os trabalhadores não qualificados ou sem experiência comprovada na carteira acabam ficando de fora. O preenchimento de todas as vagas disponíveis na seleção é um bom sinal”, esclarece a secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Larissa Maia. A intermediação dos trabalhadores, principalmente daqueles que irão atuar em outros estados, é sempre acompanhada pelo SinePiauí, com a finalidade de assegurar os direitos do contratado. O carpinteiro Sebastião Lisandro, por exemplo, passou a se sentir seguro para trabalhar fora do Piauí, quando, há 3 anos, foi intermediado pela primeira vez pelo órgão. “Eu tinha medo de sair daqui, ser explorado e nunca mais ver minha família, mas como não achava emprego, tive que arriscar. Me cadastrei no Sine e hoje vou para o quarto trabalho fora do estado”, relata o trabalhador.
Já o pedreiro Raimundo Nonato, que também embarcou para Mato Grosso, conta que já conseguiu seis empregos fora do estado através do SinePiauí. “Sempre atualizo meu cadastro e, às vezes, quando volto de um trabalho, já estou sendo chamado para outro. Até agora, as pessoas responsáveis pelo acompanhamento nos deixaram na porta do local de trabalho e não tive qualquer problema”, completa.

Raimundo Nonato( Foto: Lorenna Costa)
Os interessados nas vagas de emprego disponibilizadas pelo SinePiauí devem se cadastrar através do Portal Mais Emprego e estar sempre atualizando o seu perfil. Ao surgir uma vaga, o trabalhador precisa se dirigir ao setor de psicologia da unidade central para pegar a carta de encaminhamento e garantir sua presença no processo seletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário