sábado, 4 de janeiro de 2014

Tráfico de drogas no Maranhão é controlado dentro dos presidios

Fiscalização da PM encontra armas e até caderno do tráfico de drogas em presídios
Arleysson Rodrigo/O Imparcial


Comandante-geral da PM, Zonini Porto, mostra o resultado das vistorias nos presídios. Detalhe de um caderno com a contabilidade do comércio de drogas dentro da cadeia
Comandante-geral da PM, Zonini Porto, mostra o resultado das vistorias nos presídios. Detalhe de um caderno com a contabilidade do comércio de drogas dentro da cadeia
A Polícia Militar, por meio do comandante-geral, Zanoni Porto, divulgou o balanço final das operações realizadas pela polícia realizada no complexo penitenciário de Pedrinhas. Segundo o comandante, todos os dias a polícia esta fazendo vistorias nas celas e várias armas vêm sendo apreendidas. “As vistorias nas celas, é justamente para inibir a ação dos detentos, bem como as fugas e as brigas entre facções que existem nos presídios, vamos continuar até conseguirmos disciplinar todos os detentos nos presídios, nós não vamos admitir que as facções amedrontem a sociedade” disse Zanoni Porto.

A ação da polícia no fim de ano nos presídios, teve resultados positivos. Somente nas vistorias dos últimos dias do ano, foram encontrados, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas e na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) do Anil, mais de 300 armas brancas, facas, drogas (maconha, cocaína), cordas, chuços, 42 celulares, carregadores de celular, aparelhos de som, bebidas alcoólicas, e vários objetos cortantes e ponte agudos.

Chamou a tenção um caderno encontrado pela polícia, onde costa uma lista de dezenas de nomes de devedores do tráfico de drogas: internos, na Central de Custódia de Presos de Justiça de Pedrinhas e no Presídio São Luís II.

Segundo o Subsecretario da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), Mauro Leonardo, a ação da governadora de permitir que a Polícia Militar permaneça durante 90 dias nos presídios tem evitado a ação das facções.

“A governadora determinou 90 dias, mas pode ser prorrogado, podemos perceber que a ação da polícia está levando uma disciplina aos detentos. O serviço terceirizado de segurança, ajuda mais é nas tarefas do dia a dia. Há possibilidades de a polícia cuidar dos demais presídios mais, vai depender do planejamento e da evolução dos acontecimentos” disse Mauro Leonardo.

Das oito Unidades Prisionais, apenas três não estão sobre o comando da polícia. Segundo o Comandante do Policiamento Especializado, Ivaldo Barbosa, a polícia precisa assumir todas as Unidades Prisionais. “Acredito que temos que assumir todas as Unidades, se não assumirmos tudo e acontecer algo de pior, podem culpar a polícia. Nós precisamos botar ordem em tudo e entregar todas as unidades disciplinadas” disse Ivaldo Barbosa.
Ainda segundo Ivaldo Barbosa, nas unidades prisionais existem facções perigosas e de alta periculosidade, como Bonde dos 40, PCM, ADM e agora os Alemães, que é uma nova força que está surgindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário