Equipe da Prefeitura participando do evento
A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Social (Semdes) aderiu em novembro de 2013 ao Programa
Amigos de Valor, do Banco Santander. Nesta segunda-feira, 10, em
Fortaleza (CE), houve a primeira oficina aos órgãos e entidades de todo o
Brasil que aderiram ao Programa, cujo objetivo é fazer um diagnóstico
situacional de crianças e adolescentes e fortalecer os Conselhos e os
Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada município
participante, além de possibilitar a participação da sociedade civil na
promoção desses direitos.O levantamento será realizado em Timon no período de um ano, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e a Semdes. A previsão da entrega do relatório ainda em dezembro deste ano.
O Secretário da Semdes, Saney Sampaio, esteve presente no evento acompanhado de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar com o propósito de absorver como funcionará a aplicação do Programa na cidade. “A adesão do Programa será importante para Timon, pois a partir desse levantamento vamos dar mais qualidade de vida às crianças e aos adolescentes”, pontuou o gestor.
O Programa é baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e facilita o direcionamento de recursos financeiros aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. A I oficina de acompanhamento do Programa Amigos de Valor se estende até esta terça-feira, 11 de fevereiro, na capital do Ceará.
Diagnóstico
O diagnóstico será iniciado com a análise situacional dos Conselhos – de Direitos e Tutelares. Serão analisadas também a situação social e econômica do município e o funcionamento de suas políticas sociais básicas. Na sequência, é feito o cruzamento entre o mapeamento das violações de direitos e o sistema de atendimento existente para combatê-las, que após todas as informações e análises, embasará a formulação de propostas que consolidam um plano de ação a ser inserido no ciclo orçamentário do município.( Secom )
Nenhum comentário:
Postar um comentário