No último sábado,(24), a executiva estadual do Partido dos Trabalhadores no Maranhão, por ampla maioria dos delegados que defendem a aliança com o PMDB, aprovou a indicação do ex-secretário de economia solidária José Antonio Heluy para compor a chapa de vice governador com Edinho Lobão(PMDB). O fato foi festejado pelos petistas ligados a corrente CNB(Construindo um Novo Brasil) que defende a reedição da aliança com o Grupo Sarney nas eleições de 2014.
Na segunda-feira,(26), enquanto a executiva nacional se reunia em Brasília, o presidente do PT maranhense – Raimundo Monteiro, levava a tira colo José Antonio Heluy para fazer uma visita de cortesia ao candidato do Grupo Sarney, e de praxe, fazer os devidos registros fotográficos com Edinho Lobão. Enquanto o candidato a governador conversava com seu vice, a executiva nacional votava contra a decisão do PT maranhense, desaprovando e desautorizando a decisão que o partido teria tomado no último sábado na sede da Fetaema, em São Luís.
Ainda na segunda-feira, no final da tarde, depois do encontro com Edinho Lobão, o presidente do partido Raimundo Monteiro é obrigado a emitir uma nota aceitando e acatando intervenção nacional. A direção nacional decide indicar o primeiro suplente de senador na chapa de Gastão Vieira. Uma patacoada que entra para os anais da política maranhense. Um partido grande, com atitude pequena. Um PT avacalhado e desmoralizado perante a classe política do Estado.
(FONTE: Blog do Martin Varão)